ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Fazendeiros conseguem na Justiça direito de resistir à invasão de índios

Nadyenka Castro | 06/06/2013 17:54
No dia 30 de maio, policiais federais e militares foram à fazenda Buriti e houve conflito com índios. (Foto: João Garrigó)
No dia 30 de maio, policiais federais e militares foram à fazenda Buriti e houve conflito com índios. (Foto: João Garrigó)

O impasse entre índios e fazendeiros de Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, teve mais um capítulo nesta quinta-feira. Donos das fazendas Furnas da Estrela e Vassouras conseguiram, na Justiça, o direito de resistir à invasão indígena. “Essa é uma resposta dos fazendeiros à Justiça Federal”, disse o advogado Newley Amarilla.

O advogado pediu ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) habeas corpus preventivo para que os proprietários das duas fazendas, ainda não invadidas, possam permanecer lá e resistir em caso de invasão. “Dá o direito deles resistirem”, fala Newley.

Conforme o advogado, com a decisão do desembargador João Maria Lós, os produtores rurais não podem ser obrigados a sair de suas propriedades, como aconteceu com Ricardo Bacha, dono da Buriti, invadida no dia 15 de maio.

Quinze dias depois, em cumprimento a ordem de reintegração de posse, a PF (Polícia Federal) e a PM (Polícia Militar) foram à fazenda. Houve conflito, policiais e índios ficaram feridos, sendo que um deles, Oziel Gabriel, 35 anos, morreu.

Na segunda-feira (3), os terena entraram na fazenda Cambará. E assim como na Buriti, colocaram fogo na sede. No dia seguinte, o terena Josiel Gabriel foi ferido quando chegava na fazenda São Sebastião, que também fica em Sidrolândia. O tiro que atingiu a coluna dele teria sido disparado por ocupantes de uma camionete. Ele está internado na Santa Casa.

A situação na região é cercada de decisões judiciais. Há do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) que diz que as terras das fazendas não são indígenas; há reintegrações de posse e há aquelas que derrubam as ordens de retirada dos índios. A nova, é o habeas corpus preventivo.

Nos siga no Google Notícias