ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Fazendeiros usaram seguranças contra índios em Douradina

Redação | 21/09/2010 17:11

Havia, além de peões, seguranças e donos de terras na área que foi palco de conflito envolvendo indígenas nesta manhã, em Douradina. A Polícia Federal teve de intervir para controlar a situação.

O presidente do Sindicato Rural da cidade, Carlos Pradella, que estava no local, disse que os donos de terras na região decidiram tirar os índios por conta própria, mas a situação fugiu ao controle. Segundo ele, eram cerca de 80

pessoas do lado dos proprietários de áreas reivindicadas como indígenas.

A dona da terra, identificada apenas como Letícia, agora vai entrar na Justiça para pedir a reintegração de posse, segundo informou Carlos Pradella.

Pradella admite que foram contratados seguranças. Segundo ele, não houve uma ação judicial antes porque os donos de terras não queriam "mexer com a justiça", para não demorar muito.

Em nota, a PF informou que houve depredação, por parte dos índios, de dois veículos, um trator e um carro pequeno, os quais após a negociação foram retirados do local e entregues aos seus proprietários.

Os indígenas informaram que foram apreendidos fogos de artifício, usandos para ameaçar as famíliaras a deixar o lugar, mas a nota da polícia não traz essa informação.

Os Guarani Kaiowá, que estão no local desde o dia 4 deste mês, reivindicam a área e pedem estudos antropológicos para que seja demarcada como indígena. São cerca de 70 crianças, 90 mulheres e 100 homens no acampamento, totalizando 86 famílias.

No dia 6, a PF também teve de intervir em uma confusão Na ocasião, ficou acordado que não haveria mais ameaças, mas o acordo não foi cumprido.

Nos siga no Google Notícias