ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Febre amarela em Goiás põe Brasilândia em alerta

Redação | 08/01/2008 06:41

Embora não haja casos de febre amarela em Mato Grosso do Sul, os casos recentes em Goiás fizeram com que a prefeitura de Brasilândia, a 358 quilômetros de Campo Grande, ficasse sob alerta. A prefeitura está conclamando as pessoas que estão com a vacina atrasada para atualizarem.

Ontem a secretaria Estadual de Saúde informou que os casos em Goiás não devem alterar a rotina de vacinação em Mato Grosso do Sul. Toda pessoa a partir dos 9 meses pode tomar a vacina, que está disponível gratuitamente nos postos de saúde.

A febre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico. A doença ataca o fígado e os rins e pode levar à morte. Existem dois tipos diferentes de febre amarela: a urbana e a silvestre. Nas cidades, o transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas matas, a febre amarela ocorre em macacos e os principais transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que picam preferencialmente esses primatas.

Os sintomas são febre alta (podendo chegar a 40 ou 41 graus centígrados), fortes dores de cabeça, vômitos, problemas no fígado e hemorragias.

Nos siga no Google Notícias