ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Fenômeno aumenta períodos de sol e Pantanal pode ter máxima de 39°C

Ricardo Campos Jr. | 10/01/2015 14:21

Um sistema de alta pressão se consolida atipicamente nos níveis médios da atmosfera afetando o sudeste e parte da região centro-oeste do país, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com boletim divulgado pelo órgão, o fenômeno dificulta a formação de chuvas fortes generalizadas, aumentando períodos ensolarados e elevando as temperaturas, que no Pantanal e norte de Mato Grosso do Sul podem chegar aos 39°C.

De acordo com a previsão, a entrada de sistemas frontais está prejudicada no estado, dificultando a formação de um canal de ventos úmidos. Como ainda há essa umidade disponível, podem ocorrer pancadas de chuva ocasionais de curta duração entre meados da tarde e início da noite. Em Campo Grande, a temperatura não deve passar dos 35°C.

Em 2014 um bloqueio atmosférico fez com que os ventos soprassem de cima para baixo dificultando a formação de nuvens e provocando uma “bolha de calor” mais longa na história do estado, que não chegou, porém, a bater recordes de temperatura.

Foram, segundo o Inmet, 12 dias em que os termômetros passaram dos 40°C, chegando a alcançar o índice de 42°C. A marca histórica de calor no estado foi em 1962, quando fez 43,8°C em Corumbá.

Nos siga no Google Notícias