ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ferrovia que ligará MS ao Paraná deve custar R$ 2 bi

Redação | 10/02/2009 13:08

Dois bilhões de reais, este é o custo estimado para a implantação de um ramal ferroviário que vai ligar Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá, no Paraná. Ontem, em Brasília, aconteceu a primeira reunião técnica para a construção da Ferroeste.

"Os investimentos em infra-estrutura logística tornam os modais mais baratos para o escoamento da produção agrícola, o que tornará o Estado mais competitivo", ressaltou o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB).

O ramal terá uma extensão de 950 quilômetros e os recursos para sua construção serão do o governo federal e dos dois Estados beneficiados, Mato Grosso do Sul e Paraná.

"Na reunião discutimos detalhes de qual será o modelo de gestão do empreendimento, se haverá necessidade da criação de uma empresa específica para gerenciar a obra, bem como detalhes do projeto técnico da ferrovia. Na próxima reunião, acontecerá no mês que vem, vamos acertar os detalhes dos investimentos envolvendo recursos federais e estaduais", adiantou o secretário estadual de Obras, Edson Giroto.

De acordo com o secretário, a reunião definiu também que os trabalhos serão implantados em duas etapas. Inicialmente, os investimentos estarão voltados para a modernização do trecho já existente e implantação do trecho Cascavel - Mundo Novo, que terão seus projetos de engenharia atualizados, inclusive o da Ponte sobre o rio Paraná na altura de Mundo Novo.

A comissão criada em Brasília para acompanhar o projeto também vai realizar um estudo de viabilidade econômica da implantação de um ramal ligando Mundo Novo, Dourados e Maracaju.

"O mais relevante a esta altura é que o projeto começa a sair do papel, ganha consistência e se constituirá, em breve, num marco para o desenvolvimento das regiões por ele alcançadas", disse o secretário de Planejamento, Carlos Alberto Negreiros, que também participou da reunião.

Nos siga no Google Notícias