ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Ferrovias são tema de audiência pública em Dourados

Vanda Escalante | 26/05/2011 10:06

A Câmara de Vereadores de Dourados realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, audiência pública com o tema “Dourados e Região nos Trilhos do Progresso”. O evento tem o objetivo de ampliar os debates sobre a inserção de Dourados nos projetos de implantação das ferrovias Norte-Sul e Ferroeste.

A audiência contará com a participação de José Francisco das Neves, diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, que é estatal vinculada ao governo federal que atua no ramo ferroviário. A expectativa é que o presidente da Valec confirme o traçado da Ferroeste e anuncie a previsão do cronograma de execução da obra.

A realização da audiência pública é uma proposição do vereador Dirceu Longhi, em parceria com o deputado federal Vander Loubet, com o deputado estadual Laerte Tetila e com o senador Delcídio do Amaral (todos do PT).

Ferroeste - O trecho em questão vai integrar mais um estado ao núcleo de fomento à produção ao longo da Ferroeste (Ferrovia da Integração Oeste). De Dourados a Cascavel, o percurso é de 350 km e a ferrovia está incluída na planilha de prioridades do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Norte-Sul - A audiência também vai debater a implantação do ramal da Ferrovia Norte Sul planejado entre Panorama (SP) até Porto Murtinho (MS), passando por Dourados.

A Valec concluiu recentemente os estudos de viabilidade sócio-econômica da ferrovia, inicialmente chamada de “Integração Oeste”, mas que agora está sendo denominada “Integração do Pantanal”. A ferrovia terá de passar por Dourados para se tornar viável economicamente, já que a cidade é polo de produção agropecuária e industrial.

Conforme informações do Ministério dos Transportes, o trecho entre Panorama e Dourados deverá ter 380 quilômetros de extensão. A obra deverá demandar investimentos de pelo menos R$ 1,6 bilhão. A ferrovia Panorama-Dourados faz parte do trecho da Ferrovia Bioceânica, que sai do porto de Santos (SP), passa por Panorama, Dourados, atravessa o Paraguai, a Argentina e chega aos portos do Chile.

Nos siga no Google Notícias