ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Fetems quer 1,7 mil vagas em concurso para professor

Danúbia Burema | 06/11/2012 10:17

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) quer a abertura de 1,7 mil vagas no concurso para professor da educação básica, cujo edital será lançado ainda neste mês. A decisão será tomada em conjunto com as secretarias de Estado de Educação e Administração.

Nesta manhã, o presidente da Fetems, Roberto Botarelli, participa de reunião na secretaria de Educação para tratar do assunto. Segundo ele, as vagas a serem abertas devem suprir o déficit de 400 profissionais que deveriam ter sido efetivados no ano passado, 600 neste ano, além de 700 contratações referentes a 2013. “Nosso pedido é que sejam 1.700 vagas referentes a esses três números”, detalhou.

Nessas contratações estão incluídas vagas dos três concursos que deveriam ser realizados desde o ano passado, conforme acordo feito pela entidade com o Governo do Estado.

Segundo a Secretaria de Educação, o número final a ser disponibilizado no concurso será apurado pela Administração por meio de levantamento do déficit de professores. De acordo com a Fetems, a necessidade maior é na área de Ciências Exatas, mas o concurso deverá abranger também as demais disciplinas.

Atualmente há cerca de dez mil professores concursados na rede estadual. Outras três mil vagas são preenchidas por meio de contratações. No Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6), por exemplo, a Secretaria de Educação publicou lista dos profissionais que estão substituindo professores de licença e nas funções de diretor ou coordenadores pedagógicos.

“Muitos desses convocados ocupam vaga pura (destinada a concursados). Nós estamos cobrando concurso justamente para diminuir esse número de contratos no serviço público”, apontou o presidente da Fetems.

De acordo com ele, no ano passado foram registradas nove mil convocações, número quase equivalente ao total de professores concursados em todo o Estado. A intenção da entidade é que as contratações ocorram apenas nos casos de licença dos professores concursados, com todas as vagas preenchidas por servidores efetivos do quadro.

Concurso–As vagas a serem abertas terão remuneração de R$ 1.508,29 por 20h de trabalho. Professores que já possuem concurso para 20h poderão acumular os cargos, chegando a remuneração de R$ 3.016,00 pelas 40h. Para participar é necessário ter nível superior. Aqueles que possuem especialização, mestrado e doutorado obterão mais pontos.

O edital deve ser lançado ainda neste mês. Já a realização das provas está prevista para fevereiro de 2013, com posse em agosto. Na prova, disciplinas específicas terão peso seis, português terá peso dois e o restante das questões, peso um. Para ser aprovado será necessário acertar pelo menos 50% da prova específica e não zerar nenhuma das demais disciplinas.

Segundo a Fetems, os demais detalhes do concurso ainda estão sendo acertados com a Secretaria de Educação.

Nos siga no Google Notícias