ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Fila de espera por cursos em presídio tem cerca de 1,3 mil presos

Zana Zaidan | 21/06/2014 11:29
Eleuzina não se conforma por não conseguir vaga para o filho estudar (Foto: Marcelo Victor)
Eleuzina não se conforma por não conseguir vaga para o filho estudar (Foto: Marcelo Victor)

Considerada "regalia" dentro do Instituto Penal de Campo Grade, para conseguir vaga em um dos cursos oferecidos os detentos precisam enfrentar uma fila de espera de 1,3 mil internos. É o que relata a mãe de um internos, a funcionária pública Eleuzina Crisanto de Lima, 41 anos.

"Há seis meses ele está inscrito nessa lista, e nunca foi chamado. A gente ouve falar em inclusão, mas o que acontece de verdade é uma exclusão. Todos os sábados, quando vou visitar meu filho, ele pergunta 'E aí, mãe, já conseguiu para mim?'", conta. No Penal, 200 vagas são oferecidas para interessados em estudar, afirma ela.

A preocupação de Eleuzina é que o filho "fique ocioso" enquanto cumpre pena. "Acho que é por isso que as pessoas se tornam reincidentes na vida do crime. E quando ele sair, não vai ter oportunidade de voltar a trabalhar, porque está desqualificado", acrescenta.

E, por ora, Hugo não tem data para sair. Preso há sete meses, ele aguarda julgamento pelo crime de furto, cometido com outros quatro jovens, entre eles dois menores. "O processo dele tramitava na 4ª Vara, os casos que envolvem menores de idade foram transferidos com a criação da 7ª. A juíza tem 700 processos a serem julgados, e tem audiências agendadas até novembro, para depois começar a julgar os processos que vieram da 4ª.Vai ficar para o ano que vem, e olhe lá", relata Eleuzina.

Enquanto Hugo está lá dentro, ela sofe do lado de fora. "Dia sim, dia não ligo para a assistente social e ouço sempre a mesma coisa. 'Ainda não tem vaga, mãe'", diz.

O Campo Grande News entrou em contato por celular com o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Souza, que informou que não poderia se manifestar sobre o fato por estar em uma reunião.

Nos siga no Google Notícias