ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Fiscais flagram irregularidades em 27 itens escolares

Redação | 29/01/2008 10:10

Durante onze dias a Aem/MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul) passou por livrarias, papelarias e supermercados, de Campo Grande e Dourados, para verificar a qualidade dos produtos que integram a lista de materiais escolares. O órgão é ligado ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) e já tem como rotina realizar todos os anos a "Operação Especial Volta às Aulas"

Em 2008 o trabalho rendeu, mais uma vez, flagrantes desrespeitos as normas de qualidade e segurança em uma série de produtos, desde clips a cadernos. De 7 a 18 de janeiro os fiscais realizaram 440 pré-exames em campo e 50 exames finais em laboratório. O resultado foi a autuação de 27 produtos, por irregularidades. A maioria apresentou erros formais, falta de informações sobre o produto, mas em muitos casos a falha lesa o bolso do consumidor, como quantidade menor que a apresentada no rótulo, ou conteúdo em desacordo com a padronização vigente.

Todos os fabricantes receberam o auto de infração e têm 10 dias para apresentar defesa. A multa caso não seja aceita justificativa, pode variar de R$ 50 a R$ 100 mil. No caso de falta de indicação de peso, tamanho ou formato, o produto foi apreendido. Nesses casos o prazo para correção é de 24 horas, após esse período o material é doado.

Segundo o responsável técnico pelo setor de Mercadorias Pré-Medidas da Aem/MS, Eder Oliveira, "normalmente esses produtos sem indicação são corrigidos." O coordenador da Agência, Sérgio Maia, diz que "todos os anos são encontradas irregularidade. A fiscalização continua durante todo o ano."

Veja a lista completa dos produtos com irregularidades, divulgada pela Aem/MS:

Nos siga no Google Notícias