ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Florestas plantadas em MS dobraram nos último 5 anos

Redação | 11/10/2010 13:41

O número de hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul passou de 150 mil para 350 mil nos últimos 5 anos, de acordo com dados divulgados pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

O crescimento se deve a chegada de indústrias de celulose ao Estado e à implantação de estratégias para incentivar o reflorestamento.

Em 2005 eram cerca de 40 mil hectares de pinus e 110 mil de eucalipto, sendo que desses, 70 mil foram plantados para atender a uma planta industrial de celulose.

A área de eucaliptos plantados cresceu para 265 mil hectares em 2008 atingindo 350 mil atualmente, sendo que aproximadamente 190 mil pertencem a indústrias.

O Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas foi criado em 2009 com o objetivo de fortalecer o reflorestamento. A meta estipulada é de que até 2030, Mato Grosso do Sul tenha 1 milhão de hectares de florestas plantadas.

Uma resolução editada em 2007 dispensa a necessidade de licenciamento ambiental para o plantio de árvores nativas ou exóticas para extração de produtos ou para o corte, desde que as áreas a serem utilizadas não estejam nos limites do Pantanal ou em áreas de preservação permanente.

O plantio pode ser feito para o corte ou extração de produtos florestais. A medida foi criada para incentivar o reflorestamento, levando em conta os benefícios econômicos e ambientais que essa liberação proporciona.

Nos siga no Google Notícias