ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Fogo faz HR acelerar planos para acabar com Psiquiatria

Redação | 03/04/2010 10:03

O incêndio ocorrido em um apartamento do 5º andar do Hospital Regional Rosa Pedrossian fará com que a direção acelere os planos para acabar com a ala de psiquiatria do hospital, confirmou esta manhã, o diretor-presidente Ronaldo Queiroz.

Ronaldo disse que a ala sempre foi problemática e o perfil dos pacientes, geralmente dependentes químicos ou alcoólatras, é incompatível com os atendimentos do hospital, de alta complexidade. Além disso, ele considera necessário liberar leitos para os demais pacientes.

Segundo o diretor, os planos são deixar 12 leitos para desintoxicação aguda, mas que o paciente permaneça no local por no máximo 3 dias. Atualmente há 15 pacientes na ala, com capacidade para 18. Na segunda-feira haverá uma reunião no hospital para discutir providências para que os pacientes psiquiátricos não retornem para o hospital.

Os 15 pacientes serão removidos para locais como o Hospital Nosso Lar e casas de repouso mantidas por ONGs (Organizações Não Governamentais).

Ronaldo afirma que foi registrado boletim de ocorrência e que a perícia vai apontar com precisão as causas do incêndio. Há duas versões, uma de que um paciente, jovem dependente químico, teria tentado acender um cigarro usando fios de energia desencapados e acabou atingindo os colchões com faíscas que provocaram o incêndio. Outra é de que ele tenha incendiado os colchões intencionalmente, usando os fios, para fugir do local. Essa é a hipótese considerada mais provável pela direção do hospital.

"E ele fala que se não for embora vai por fogo de novo", afirma o diretor do hospital. Segundo ele, nesta semana três pacientes receberam alta e este jovem queria ter saído. Em entrevista a uma emissora o rapaz conta que achou uma bituca de cigarro e tentou acender para fumar. Na mesma entrevista ele avisa: "Vou botar fogo denovo se não for embora".

Ele lembra do risco para os demais pacientes e funcionários do prédios, ressaltando que essa não é a primeira vez que funcionários denunciam pacientes usam fios desencapados para acender cigarros. "Poderia ter acontecido algo pior", diz.

Além da destruição de colchões, o fogo também exigiu que o oxigênio fosse cortado e a ala toda ficou comprometida, segundo a direção do HR. O incêndio foi controlado pelos funcionários do hospital. O diretor do HR diz que vai investigar o porquê de a brigada de incêndio não ter funcionado.

Nos siga no Google Notícias