ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Força Nacional vai ficar 30 dias em MS para atuar em conflito agrário

Aline dos Santos | 03/07/2015 11:41

A Força Nacional de Segurança vai atuar por 30 dias em Mato Grosso do Sul devido ao conflito agrário entre índios e fazendeiros.

Conforme portaria do Ministério da Justiça, publicada nesta sexta-feira, o trabalho será de "forma complementar, em apoio às atividades da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, entre os municípios de Antônio João e Japorã, a fim de prevenir e reprimir conflitos agrários, bem como agir na prevenção aos crimes contra as comunidades indígena".

Ainda segundo o documento, assinado pelo ministro José Eduardo Cardozo, o prazo pode ser prorrogado em caso de necessidade. A ação é para assegurar a manutenção da ordem pública na região do Conesul.

A disputa fundiária voltou a se acirrar no Estado. No último dia 22 de junho, índios guarani-kaiowá do acampamento Kurusu Ambá voltaram a ocupar a fazenda Madama, localizada entre os municípios de Coronel Sapucaia e Amambai, na fronteira com o Paraguai.

Houve conflito e denúncia do desaparecimento de dois jovens indígenas. No dia 24, as fazendas Três Poderes e Água Branca, localizadas na região conhecida como “Tagi”, próximo à MS-386, entre Amambai e Ponta Porã, foram ocupadas durante por índios do acampamento Guaivyry.

Nos siga no Google Notícias