ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Forças Armadas fecham fronteira para o tráfico de armas e drogas

Edivaldo Bitencourt e Zana Zaidan | 10/05/2014 12:45
CMO reuniu Forças Armadas e órgãos de segurança pública para falar da operação (Foto: Marcos Ermínio)
CMO reuniu Forças Armadas e órgãos de segurança pública para falar da operação (Foto: Marcos Ermínio)

As Forças Armadas fecharam, desde a zero hora de hoje (10), a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia para o tráfico de drogas e armas. Só no Estado, serão 4,2 mil militares, do CMO (Comando Militar do Oeste) no combate ao crime organizado. A PRF (Polícia Rodoviária Federal), as Polícias Federal e Militar e Receita Federal também vão colaborar com a ofensiva.

As ações serão realizadas entre Mundo Novo (MS) e Comodoro (MT), nos 2.503 quilômetros da faixa de fronteira e, além da fiscalização, vai preparar o País para a Copa do Mundo.

Conforme o chefe de operações do CMO, general Elias, 100% da maconha consumida no Brasil entra pela fronteira com o Paraguai, enquanto 80% da cocaína chega da Bolívia. “A grandiosidade da Copa movimenta o mercado de compra e venda de entorpecentes, por isso a importância de reforçar o contingente neste momento”, afirma.

O efetivo das Forças Armadas, pode aumentar ao longo da operação, que segue até o dia 22 de maio, afirma o comandante militar do Oeste, general Juarez Aparecido Cunha.

Rotas alternativas da droga no Estado, a marinha vai priorizar os rios Paraguai, Cuiabá e seus afluentes, segundo o almirante Lourenço.

Esta é a 8ª edição da Operação Ágata, e a 6ª com participação do CMO. No País, o Exército, a Marinha e Aeronáutica mobilizam 30 mil militares nos 16.886 quilômetros de fronteira com 10 países sul-americanos.

Nos siga no Google Notícias