ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Forças de Segurança iniciam Operação Eleições no sábado

Redação | 01/10/2010 07:25

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) elaborou planejamento operacional entre as três forças estaduais (PM, PC e Corpo de Bombeiros) para garantir a segurança durante as eleições de domingo.

O planejamento de fiscalização atuará em conjunto a instituições como o Ministério Público, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a PF (Polícia Federal), órgão responsável pela fiscalização de matéria eleitoral.

As equipes ficarão responsáveis pela segurança e ordem nas zonas eleitorais e também durante a apuração dos votos.

A PM terá o efetivo de 3,6 mil policiais para fazer a segurança durante as eleições, em todo o Estado. Na Capital e interior todos os locais de votação terão, no mínimo, dois policiais militares para garantir a segurança dos eleitores.

A PM coibirá a propaganda eleitoral, transporte de eleitores por candidatos ou coligações; compra de votos, abuso de poder econômico e garantir o cumprimento da lei seca.

Conforme portaria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), bares, lanchonetes e restaurantes não poderão vender bebidas alcoólicas no dia da eleição, no período entre 3 e 19 horas.

Na Capital, 100 viaturas estarão no policiamento ostensivo, além de 10 viaturas descaracterizadas, para flagrar qualquer crime eleitoral.

Nas seis zonas eleitorais, dez policiais militares estarão à disposição dos juízes e promotores eleitorais para fiscalizações necessárias.

A Cigcoe também vai reforçar o policiamento dos locais de votação com 120 policiais e viaturas.

Durante a apuração dos votos, a partir das 18h, cerca de 200 policiais irão reforçar a segurança no perímetro do TRE, no Parque dos Poderes. O efetivo deverá coibir qualquer manifestação e eventuais confrontos entre militantes partidários.

Polícia Civil - A PC inicia a Operação Eleições 2010 à partir de sábado. A corporação irá atuar como polícia judiciária eleitoral nas cidades onde não exista delegacia ou equipe com delegado da Polícia Federal.

Providenciará apoio aos juízes eleitorais e também ao efetivo da PF em 33 aldeias indígenas do Estado.

A partir deste sábado, recebem o reforço de quatro policiais cada, as Delegacias de Polícia Civil das cidades de: Figueirão, Iguatemi, Japorã e Novo Horizonte do Sul.

Recebem reforço de policiais civis, para apoiar as aldeias indígenas, os municípios de: Amambai; Anastácio; Aquidauana; Aral Moreira; Caarapó; Coronel Sapucaia; Dois Irmãos do Buriti; Douradina; Dourados; Eldorado; Japorã; Miranda; Nioaque; Porto Murtinho e Sidrolândia.

As aldeias também contarão com a presença do efetivo da Polícia Federal.

Corpo de Bombeiros - O Corpo de Bombeiros manterá as suas viaturas de combate a incêndios e resgate nas zonas eleitorais do Estado.

As zonas de votação de maior movimento terão viaturas de prontidão para atendimento, prevenção, combate a incêndios, busca, salvamento e socorro público.

Equipes dos bombeiros também terão reforços de soldados do setor administrativo.

No interior, a corporação manterá um oficial em contato direto com os juízes eleitorais dos municípios em que há unidade dos Bombeiros.

Nos siga no Google Notícias