ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Formação padroniza atendimentos das Consultas de Enfermagem

Paula Vitorino | 12/03/2012 12:42

Enfermeiros relizam consultas nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas da Família

Abertura de capacitação aconteceu neta manhã e contou com a presença do secretário de saúde. (Foto: Paula Vitorino)
Abertura de capacitação aconteceu neta manhã e contou com a presença do secretário de saúde. (Foto: Paula Vitorino)

Os 268 enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde iniciaram hoje capacitação para padronizar as CEs – Consultas de Enfermagem de acordo com a normatização, publicada na última sexta-feira no Diário Oficial do Município.

O objetivo não é só padronizar os atendimentos que já são realizados pelos enfermeiros, mas também aumentar a autonomia do profissional de acordo com as suas atribuições previstas em lei, e dessa forma dar maior resolutividade aos atendimentos dos pacientes.

O secretário de saúde municipal, Leandro Mazina, esclarece que o enfermeiro não vai substituir a consulta do médico ou outro procedimento de saúde, mas sim atuar plenamente dentro do que já prevê a sua formação em enfermagem e agilizar os atendimentos.

“Tem situações que o paciente não precisa passar pelo médico, a consulta com o enfermeiro tem todas as condições de resolve o problema. Com isso, o paciente tem agilidade no atendimento e os médicos não ficam sobrecarregados”, diz.

A “Normatização da Assistência de Enfermagem nos Ciclos de Vida” regulamenta todos os procedimentos que devem ser desempenhados pelo enfermeiro. Os profissionais atuam nas CEs somente nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas da Família.

Entre as atribuições da CE estão a prevenção e o acompanhamento de pacientes dentro de programas específicos de saúde, como diabetes, hipertensão e DST/Aids, além de gestantes, idosos e, principalmente, crianças de 0 à 5 anos.

Com a normatização municipal, o chefe do serviço de enfermagem da Sesau, Neiton Stradiotto, explica que o enfermeiro terá respaldo legal para prescrever remédios, pedir exames e encaminhar para médicos especialistas.

“Um paciente hipertenso, por exemplo, já tem seu medicamento dentro de programa de hipertensão, mas precisa de uma orientação ou renovar a medicação, tudo isso já pode ser resolvido na CE”, diz.

Mas ele ressalta que qualquer paciente pode optar por fazer a CE, mas cabe ao enfermeiro avaliar as condições de saúde do paciente e encaminhar ou não para um clínico geral ou já solicitar exames e encaminhar diretamente para um especialista.

Reconhecimento - Durante a abertura da capacitação, nesta manhã, profissionais de enfermagem e representantes dos órgãos de saúde, entre eles os Conselhos de Enfermagem e Medicina, ressaltaram que a publicação da normatização é a uma conquista para a saúde pública de Campo Grande.

“É um resultado de discussões de um projeto que está pronto desde 2007. É um ganho para o enfermeiro, para o médico e par ao paciente”, diz Neiton.

Para a enfermeira há 18 anos Ederly Francisco, de 52 anos, a medida é uma vitória para o profissional de enfermagem e um importante passo para o reconhecimento do papel do enfermeiro.

“A gente conseguiu estabelecer o que é trabalho do enfermeiro. Porque muitas vezes nós somos confundidos com o técnico ou como se quiséssemos ocupar o lugar do médico. Mas são três funções totalmente diferentes, cada uma tem seu espaço”, explica.

Ela conta que a CE faz parte da sua rotina de trabalho desde o início da profissão e que não se trata realizar mais ou menos trabalho, e sim, desempenhar o que cabe ao enfermeiro.

“Esse é o nosso trabalho. É trabalhar junto com o médico, ajudando na prevenção e na manutenção da saúde do paciente, para evitar que ele precise ir para um atendimento de urgência”, diz.

Ela cita o trabalho realizado com as crianças, onde é feito o acompanhamento da alimentação, peso e outros sintomas, prevenindo doenças, e também da gestante, quando a primeira consulta é necessariamente feita com o enfermeiro.

A normatização completa pode ser conferida no suplemento do Diário Oficial do Município, no dia 9 de março, na página 2 - .

Nos siga no Google Notícias