ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Fórum sobre crime organizado é lançado na capital

Redação | 18/08/2008 19:33

Campo Grande sediará entre 15 e 17 de outubro da 4ª Edição do Forjus (Fórum Internacional de Justiça), que foi lançado à imprensa hoje, às 19h00, no Palácio Popular da Cultura. O evento discutirá o crime organizado com autoridades do Judiciário, poder público e especialistas de diversos países.

Segundo assessoria de imprensa, o Fórum já conta com a confirmação de delegações de 37 países que virão a capital trocar experiências sobre jurisprudência, e firmar possíveis convênios e protocolos entre a polícia brasileira e a de outros países.

Na abertura do evento, o juiz federal Odilon de Oliveira, afirmou que a localização fronteiriça do Estado, que facilitaria a ação do crime organizado, foi um dos motivos da escolha de Campo Grande para sediar o Fórum.

O juiz também disse que em alguns casos o agronegócio estaria diretamente relacionado ao crime organizado, principalmente nos crimes de 'lavagem de dinheiro'.

O governador André Puccinelli afirmou que o Estado está integrando as informações jurídicas para o combate ao problema, e que o Fórum será um momento de troca de experiências. O governador disse ainda que a Sejusp (Secretaria de Justiça de Segurança Pública) tem autonomia para determinar que seus policiais assimilem experiências bem sucedidas, que serão trazidas ao encontro.

Segundo o governador, a segurança do evento terá reforço da Polícia Federal,  pelo grande número de autoridades nacionais e internacionais que estarão presentes.

Participaram do evento de lançamento, o governador André Puccinelli (PMDB), o secretário-geral do Forjus, Luiz Maurício, o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Henrique Calandra, o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos, juiz federal Odilon de Oliveira e o representante da Polícia Federal Geraldo Bertolo.

O Fórum produzirá "A Carta de Campo Grande" com as diretrizes formuladas durante o evento e que será distribuída para os países participantes.

Nos siga no Google Notícias