ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Frente fria chega sábado, mas feriado será quente e sem chuva em MS

Flávia Lima | 02/09/2015 15:20
Lazer à beira de rios e balneários será opção para aplacar calor do feriado. (Foto:Marcos Ermínio)
Lazer à beira de rios e balneários será opção para aplacar calor do feriado. (Foto:Marcos Ermínio)

Quem está programando viagem para o interior do Estado durante o feriado prolongado de 7 de Setembro vai encontrar temperaturas próximas à casa dos 40ºC e permanência do tempo seco. Por isso, a recomendação é não esquecer a hidratação com líquidos, mesmo para quem estiver nos municípios que tenham balneários e cachoeiras, onde também não há previsão de chuva, por isso a umidade relativa do ar continuará baixa.

Apesar de alguns institutos de previsão como o Inmet e Climatempo indicarem chuva no sábado (5), a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), Cátia Braga, prefere manter cautela e ressalta que a possibilidade de novas precipitações aplacarem o calor é muito remota.

De acordo com ela, os mapas meteorológicos de fato indicam um aumento da nebulosidade a partir de sábado em todas as regiões devido a uma frente fria que está se formando na Argentina, porém, ela deve causar chuvas no Estado apenas a partir de terça-feira (8).

Cátia diz que a chuva prevista para a próxima semana será mais intensa na região sul, em cidades como Tacuru e Iguatemi, onde deve chover entre 20 e 25 milímetros. A temperatura máxima não passa dos 30ºC e a mínima fica em torno de 17ºC na maior parte do Estado, incluindo a Capital.

Já para o final de semana do feriado, os termômetros atingem a casa dos 39ºC, com sensação térmica de 40ºC em Porto Murtinho, Miranda, Aquidauana e Sonora. Na Capital, as máximas ficam na média dos 35ºC, subindo para 37ºC no domingo, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Mesmo com a nebulosidade chegando na sexta-feira (4), as máximas não registram menos de 30ºC, com mínimas de 16ºC em Campo Grande.

As maiores temperaturas serão registradas na região pantaneira, que terá média de 36ºC. A frente que causará essa nebulosidade entre sábado (5) e domingo (6) é a mesma que provocará as chuvas a partir de terça-feira. “Ela ficará estacionada no Estado, mas só trará as precipitações mesmo depois do feriado”, diz Cátia.

Para quem planeja ficar em Campo Grande e usufruir dos parques ou até mesmo acompanhar o desfile militar, a previsão é de muito sol e nenhuma possibilidade de chuva, segundo a meteorologista. Ela lembra que entre os feriados de 7 de Setembro ocorridos desde o início dos anos 2000, choveu apenhas nos feriados de 2002 (2 milímetros) e no de 2008 (0,2 milímetros).

De acordo com os institutos de meteorologia, mais de 60% dos municípios de Mato Grosso do Sul continuam em alerta devido ao clima seco e a baixa umidade relativa do ar é crítica em 17 cidades, que registram um índice entre 15% e 17%, incluindo a Capital.

Nos siga no Google Notícias