ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Fronteira entre Brasil e Bolívia é fechada em protesto

Redação | 02/06/2010 09:07

A fronteira entre o Brasil e a Bolívia amanheceu fechada hoje, em Arroyo Concépcion, província de German Busch, na divisa com Corumbá.

O fechamento da fronteira é um protesto para cobrar o governo boliviano a entregar terras para a empresa indiana Jindal Steel & Power, que pretende instalar uma usina siderúrgica em Mutún, onde já trabalha com a exploração de minério.

Segundo matéria do site Capital do Pantanal, o movimento começou as zero hora de hoje e deve permanecer até a meia noite desta quinta-feira (3). Segundo informações um bloqueio feito por carros e caminhões no lado boliviano impede o trânsito de veículos. Para entrar ou sair do país somente a pé.

O presidente do Comitê Cívico da Província de Gérman Bush, Orbis Hurtado, disse que uma das reivindicações é que o governo sancione um Decreto lei em favor da entrega das terras para a implantação da Siderúrgica.

"Essa paralisação é para pressionar o Ministério de Minério e Metalúrgica entregue as terras a curto prazo. Também exigimos da Jindal um plano acelerado de investimentos, para compensar o tempo de espera para a realização do projeto da siderúrgica, e cursos gratuitos para a capacitação do povo de Gérman Bush", explicou ao Capital do Pantanal.

Comerciantes bolivianos concordam com a reivindicação, embora a paralisação prejudique um dia de comércio. "Queremos que sancione esse decreto para que as terras sejam entregues e a siderúrgica possa ser implantada, pois trará investimentos para o país", afirmou a comerciante Kátia Gamez.

Para o comerciante Jorge Herrera é preciso fazer um sacrifício para que a siderúrgica seja implantada. "Meu comércio vai ficar sem movimento, mas é preciso essa paralisação para que essas terras saiam. A siderúrgica vai trazer emprego e desenvolvimento ao país, mas principalmente a fronteira", ressaltou.

Bancos e aduaneiras também não funcionam durante essas 24 horas.

Nos siga no Google Notícias