ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Fronteira terá aviões não tripulados para fiscalizar crime até o fim do mês

Marta Ferreira e Aline dos Santos | 07/02/2011 11:59
O superintendente da PF em MS, José Rita Lara. (Foto: João Garrigó)
O superintendente da PF em MS, José Rita Lara. (Foto: João Garrigó)

O superintendente da PF (Polícia Federal) em Mato Grosso do Sul, José Rita Martins Lara, informou nesta manhã que até o fim deste mês estarão em operação dois veículos aéreos não tripulados, a nova arma da corporação contra o crime na região de fronteira.

Segundo ele, os Vant, como são conhecidos, vão ficar em duas bases, uma na fazenda Itamarati, em Ponta Porã, e outra em Foz do Iguaçu (PR), e a partir delas serão usados para desenvolver ações em toda a região de fronteira com vistas a coibir o tráfico de drogas e de armas e outros crimes.

A utilização das aeronaves de pequeno porte não tripuladas faz parte de um projeto que prevê, até 2014, que estejam em uso no País 18 aparelhos. O montante previsto de investimento é de R$ 300 milhões.

Cada Vant tem autonomia de vôo de 30 horas e capacidade de transmitir em tempo real as informações coletadas aos centros de inteligência da Polícia Federal, segundo o superintendente da PF.

O aparelho vem de Israel e a PF, segundo Lara, será a primeira força não militar a usá-lo no mundo.

Será um importante aliado, conforme o superintente, na tarefa da Polícia Federal, de fiscalizar as fronteiras para combater o tráfico de drogas e armas, boa parte das vezes interligados.

De acordo com Lara, hoje, com os recursos que tem, a Federal consegue apreender apenas 20% do que entra de entorpecente no País. O dado é uma projeção.

As informações do superintendente foram dadas durante a troca de comando do CMO (Comando Militar do Oeste) em Campo Grande. O general João Francisco Ferreira assumiu no lugar do também general Renato Joaquim Ferrarezi, que ficou à frente do comando por dois anos e agora vai para Brasília. A solenidade teve a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Nos siga no Google Notícias