ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Funai e MPF mandam suspender obras de templos em aldeia

Redação | 17/01/2008 06:23

Após protesto, lideranças indígenas em reunião com a Funai (Fundação Nacional do Índio) e Ministério Público Federal entraram em um acordo e as construções de novos tempos religiosos na aldeia Panambizinho, em Dourados, está suspensa. Os índios alegam que as igrejas podem promover a perda da identidade cultural, tomando como exemplo as aldeias Bororó e Jaguapirú também em Dourados.

Há uma polêmica instalada. A representante da Funai no encontro, Margarida Nicoletti disse que a intenção do órgão é acabar com os cultos religiosos que não fazem parte da cultura indígena e que a forma tradicional de organização religiosa deve ser preservada. Por outro lado, índios que participam dos cultos garantem que suas vidas melhoraram com a religião.

Nos próximos dias com a ajuda da Polícia Federal a Funai vai começar uma fiscalização e um levantamento para saber quantas são e a que denominações pertencem os templos instalados dentro das aldeias indígenas de Dourados. (Com informações do Dourados News).

Nos siga no Google Notícias