ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Funai fecha relatório para recorrer de reintegração de posse dada a fazendeiro

Paula Maciulevicius | 17/05/2013 07:57
Segundo acordo feito com a PF, índios têm até amanhã para desocuparem fazenda. (Foto: Marcos Ermínio)
Segundo acordo feito com a PF, índios têm até amanhã para desocuparem fazenda. (Foto: Marcos Ermínio)

A Funai (Fundação Nacional do Índio) fechou o relatório para recorrer da decisão que deu a reintegração de posse ao proprietário da fazenda Buriti, Ricardo Bacha. O documento será entregue hoje à Procuradoria Federal do órgão em Mato Grosso do Sul para a defesa do agravo, no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em São Paulo. Um grupo de 13 índios terena estão em Campo Grande para acompanhar o processo.

Nesta quinta-feira estes representantes participaram de uma reunião com a AGU (Advocacia Geral da União), Funai e Ministério Público Federal para pedir que o Ministério Público recorra da ação.

Segundo a Funai, o documento em que será baseada a defesa jurídica, argumenta que os índios querem plantar e produzir e que os 2 mil hectares da aldeia Buriti identificados como terra indígena onde hoje vivem 4 mil índios não é o suficiente para a sobrevivência.

Nesta sexta-feira, de acordo com a Funai, cerca de 500 índios estão ocupando a fazenda Buriti e a previsão é de que até sábado, quando vai o prazo do acordo feito com a Polícia Federal para que os terena deixem a fazenda, o número aumente ainda mais.

Nesta quinta-feira, na tentativa de controlar o clima de tensão nas propriedades rurais Buriti e Cambará, a Polícia Federal fez um acordo para que os índios terena deixem as fazendas invadidas até às 15h deste sábado.

As invasões começaram na madrugada de quarta-feira, quando cerca de 200 terena entraram na fazenda Buriti. E na madrugada de ontem, foi a vez da fazenda Cambará.

Ainda na quarta-feira foi expedida a reintegração de posse da fazenda Buriti, determinando a retirada imediata pela Polícia Federal.

Nos siga no Google Notícias