ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Funai negocia a retirada de índios de fazenda em Miranda

Redação | 20/03/2009 13:37

O administrador substituto da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande, João da Silva, foi hoje pela manhã acompanhar a negociação da PF (Polícia Federal) com os indígenas que ocuparam a Fazenda Charqueada do Agachy, localizada em Miranda, município que fica a 212 quilômetros de Campo Grande. A área foi invadida por cerca de 100 índios da etnia terena no mês passado.

Segundo informado pela Funai, a negociação com as famílias que ocupam a fazenda'corre bem'. Entretanto, os índios que pertencem à aldeia Mãe Terra, situada em frente à área invadida, ainda não deixaram o local.

De acordo com a Polícia Militar de Miranda, a situação na fazenda invadida é tranqüila, e os indígenas não deram nenhum indício de resistência à desocupação.

A reportagem do Campo Grande News apurou que equipes da Polícia Federal estiveram na fazenda hoje pela manhã, mas ainda não executaram o mandado de reintegração de posse. Na Polícia Federal, não são divulgadas informações sobre a operação. A assessoria de imprensa informou que se trata de um trabalho que depende da surpresa.

Tensão - A PM de Miranda nega que exista tensão na área invadida pelos indígenas. Mesmo assim, o Conselho Tutelar de Miranda foi acionado para proteger as crianças indígenas no momento da operação. O pedido foi feito pelo juiz federal substituto da 1ª vara, Clorisvaldo Rodrigues dos Santos.

O deputado federal Waldir Neves levantou a possibilidade de interferir na questão por temer um 'desfecho trágico para o conflito'. Segundo ele, a disputa de terras entre índios e produtores rurais se complicou após a invasão da Fazenda em Miranda.

O líder da oposição na Câmara dos Deputados destacou a possibilidade de realizar uma reunião para discutir o assunto o mais breve possível. O objetivo seria retomar os entendimentos que, segundo ele, foram 'estremecidos' com a invasão das terras.

Nos siga no Google Notícias