ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Funasa espera laudo sobre morte de menino indígena

Redação | 22/09/2010 15:32

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) aguarda a chegada de laudo com a causa da morte do menino indígena de 3 anos, que morreu ontem em área de conflito chamada Kurussu Amba, em Coronel Sapucaia, cidade localizada a 400 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com nota do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a suspeita é que a criança estivesse desnutrida. Por ser área de conflito, os organismos que dão apoio aos indígenas não podem entrar no local.

Um grupo de membros do Cimi esteve na aldeia e deparou-se com a criança muito doente e sem condições de se alimentar. Os pais Astureo e Angélica cuidavam de mais crianças e questionaram quando os missionários disseram que teriam que levar o menino para atendimento em outra cidade, no caso Amambai.

O pequeno índio morreu às 20 horas desta terça-feira, e o corpo chegou à aldeia às 23 horas. O posto de atendimento da Funasa fica a 10 quilômetros da área de conflito, o que dificulta a procura por atendimento médico.

Outros municípios enfrentam situação semelhante de isolamento de comunidades indígenas e dificuldade no atendimento às famílias. Em Paranhos, cerca de 80 indígenas da etnia Guarani Kaiowá Y'poí estão isolados há mais de 30 dias na Fazenda São Luiz.

E em Douradina, a Polícia Federal interveio no conflito entre peões de uma fazenda e os indígenas do acampamento Ita'y Ka'aguyrusu, local invadido pelos índios desde o dia 4 de setembro.

Nos siga no Google Notícias