ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Funasa não irá atender indígenas em área de conflito

Redação | 18/12/2009 14:23

O presidente nacional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Danilo Forte, confirmou que não irá atender os índios guarani-kaiowá que estão acampados em uma fazenda em Coronel Sapucaia, município que fica a 394 quilômetros de Campo Grande, desde o dia 25 do mês passado.

"A gente só pode fazer investimentos em aldeias que estão legalizadas", justifica Forte. A informação foi dada nesta manhã, durante participação do presidente na solenidade para assinatura da liberação de R$ 4,5 milhões em obras de saneamento básico e para um hospital municipal em Ribas do Rio Pardo, a 100 quilômetros da Capital.

Ele explicou que a parceria da Funasa com o Governo do Estado e com a Funai (Fundação Nacional do Índio) garante assistência aos indígenas de MS. Contudo, isso não pode ser feito em áreas de litígio.

A postura da Funasa em relação aos indígenas acampados já havia sido informada pelo coordenador estadual da Fundação, Flávio Brito.

Tuberculose - Questionado sobre possíveis casos de tuberculose entre os indígenas, o presidente da Funasa informou apenas que a doença tem sido erradicada em MS, assim como vem ocorrendo em outros estados.

"Todos os índios de MS estão sendo acompanhados", garante Danilo. Ele alega ainda que o índice de saúde indígena no Estado tem melhorado significativamente desde 2005, quando crianças de aldeias em Dourados morreram por desnutrição e a situação dos indígenas conseguiu repercussão nacional. (Colaborou Ademar Cardoso).

Nos siga no Google Notícias