ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Funasa rebate acusação do Cimi sobre omissão em aldeias

Redação | 21/12/2009 18:13

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) encaminhou hoje, nota à imprensa, rebatendo recentes acusações do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), em que o vice-presidente do órgão, Roberto Antonio Liebgott, acusa a fundação de negar atendimento à saúde de indígenas no estado.

Conforme a Funasa, Liegbott classifica o presidente da fundação, Danilo Forte, como uma "espécie de porta voz da polícia genocida" do governo federal em relação aos indígenas em Mato Grosso do Sul.

Por esse motivo, a Funasa esclarece que o vice-presidente do Cimi tem deturpado as declarações de Danilo Forte, principalmente sobre a assistência à saúde prestada pela instituição aos Guarani-Kaiowá da comunidade Kurusú Ambá, em Coronel Sapucaia.

A nota explica que Danilo Forte, em nenhum momento, declarou que a Funasa não poderia prestar atendimento à saúde dos indígenas. Ele apenas disse que os investimentos só podem ser feitos pelo órgão em aldeias legalizadas e não em áreas de conflitos ou em litígio.

Ainda segundo a Funasa, o envio das equipes de saúde somente é adiado quando existe risco de morte para os próprios técnicos de saúde, como é o caso da região mencionada, marcada por conflitos armados e cujo acesso é difícil até para as polícias Federal e Militar, além da própria Funai (Fundação Nacional do Índio).

Por causa disso, é que a Funasa repassou a orientação para que os indígenas procurem a aldeia Taquapery, onde há um posto de saúde próximo à área de litígio, a cerca de 8 quilômetros, com infraestrutura para esse atendimento.

Mortalidade Infantil - Sobre a mortalidade infantil, a exemplo doque aconteceu na sexta-feira (18), em que uma menina de dois anos morreu em decorrência de desnutrição no local, a fundação ressalta que o coeficiente de morte de crianças nas aldeias do estado caiu de 52,79 mortes por 1.000 nascidos vivos, em 2005, para 30,7/1.000 óbitos registrados no ano passado; uma queda de 42,47%.

Ainda sobre as questões dos indígenas da comunidade Kurusú Ambá, a Funasa esclarece que em reunião realizada no dia 10 de dezembro, em Ponta Porã, com representantes da Procuradoria da República, Funai e Polícia Federal sobre a situação dos indígenas acampados em Coronel Sapucaia, ficou determinado que o Ministério Público entraria em contato com a Funasa com o objetivo de prover medicamentos para garantir a saúde dos indígenas que se encontram na fazenda Nossa Senhora Auxiliadora. Até o momento essa notificação não foi feita.

Em nova reunião realizada no dia 15 de dezembro, com os representantes das mesmas instituições sobre o mesmo tema, o procurador da República Luiz Claudio Consentino expôs as dificuldades de se prestar auxilio aos indígenas doentes ou aos que necessitam de algum tipo de apoio da Funasa e de outras entidades públicas.

Para ele, os índios deveriam retornar às aldeias de origem, para que as entidades possam prestar a assistência necessária e garantir o seu bem-estar.

Na opinião da Funasa, o Cimi faz críticas, principalmente às mortes de índios, mas sem a especificação correta e oportuna de que muitas delas ocorrem por brigas, acidentes e suicídios e não por falta de assistência à saúde.

Sempre que foi chamado para realizar trabalhos conjuntos com a Funasa, o Cimi se recusou, de acordo com a Funasa. "Isso é lamentável para o órgão, que insiste na estratégia equivocada de tentar politizar a questão da assistência à saúde indígena, em vez de unir forças com instituições que tentam enfrentar os difíceis problemas relacionados com o tema", rebate a nota.

Nos siga no Google Notícias