ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Gatos no Jardim Leblon aparecem mortos e moradora suspeita de envenenamento

Paula Vitorino | 28/06/2011 13:44

Moradores estão preocupados com os outros gatos do bairro.
Moradores estão preocupados com os outros gatos do bairro.

Em pouco mais de uma semana, três gatos mortos no Jardim Leblon, em Campo Grande. A moradora Oneide Clementino, de 45 anos, afirma que dois de seus animais de estimação foram envenenados, além de outro gato encontrado nas redondezas morto com os mesmos sintomas.

Na sexta-feira (24), uma leitora denunciou ao Campo Grande News o envenenamento de animais em condomínio no Parque dos Poderes. Um gato e um cachorro apareceram mortos.

Em todos os casos no Jardim Leblon, os gatos apareceram babando alguns dias antes e depois morreram. Na última semana Oneide encontrou um de bichanos babando, levou ao hospital veterinário e os médicos constataram envenenamento. Depois de três dias internado ele morreu.

Já no último sábado (25), seu outro gato apareceu com os mesmo sintomas e depois desapareceu.

“Fui procurar ele pelas redondezas, nos lugares onde gostava de ficar, e os vizinhos disseram que tinha um outro gato morrendo nos fundos de um terreno daqui”, conta.

O animal vivia na região, aparentemente sem dono, e morreu com os mesmo sintomas nesta segunda-feira (27).

Hoje, Oneide encontrou o seu gato desaparecido também morto no quintal da casa vizinha.

“Ele gostava de ficar ali no quintal da outra casa, no mato”, diz com o animal nos braços.

De acordo com os moradores, os três gatos freqüentavam a residência para se alimentar, mas os proprietários não imaginam o que pode ter acontecido.

“Não sabemos se tem alguém envenenando. Mas na ração não tem nada porque nossos outros animais continuam normais. Já alertamos os vizinhos para cuidarem dos seus gatos também”, diz o morador Carlos Augusto Batagellu, de 46 anos.

Outros três gatos moram na casa, além de dois cachorros. Um labrador teve de ser comprado após a morte do primeiro gato, o “pretinho”, para substituir a falta do animal para a família.

“Nossa filha ficou muito abalada, ela gosto muito de animais. Ela ainda não sabe desse, nem sei como vamos contar”, diz Carlos.

A família irá registrar boletim de ocorrência e pedirá autopsia no corpo do último gato para verificar qual tipo de veneno matou o animal.

Moradora segura seu gato morto e denúncia envenenamento. (Fotos: Marcelo Victor)
Moradora segura seu gato morto e denúncia envenenamento. (Fotos: Marcelo Victor)

Gato e rato - Os vizinhos do local também têm animais de estimação e nunca reclamaram dos cães e gatos. “Nunca ninguém falou nada ou reclamou”, conta Oneide.

A segurança Sonilda da Cruz, de 40 anos, ficou surpresa com as mortes, mas disse que ficará atenta com sua cadela de estimação.

“Todo mundo aqui tem cachorro ou gato. Nunca tinha visto isso”, diz.

Já para a técnica de enfermagem Zilma de Andrade, de 46 anos, o problema de envenamento pode ter sido causado por ratos.

“Uma gata minha já morreu depois que comeu um rato envenenado”, diz.

Segundo ela, na região tem muitos ratos e há algumas semanas atrás flagrou sua cadela com um rato na boca. Depois disso, o animal passou mal e teve de ser internado no hospital.

“Não acredito que alguém esteja envenenando os gatos. Devem ter comido algum rato envenenado e aí foram contaminados também”, conclui.

No entanto, Oneide não acredita que os gatos tenham sido contaminados por três ratos na mesma região e em tão pouco tempo.

Nos siga no Google Notícias