ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Gerente do FIC por sete anos foi preso pelo Gaeco dentro de hospital

Filipe Prado | 05/02/2015 11:35
Edilson foi preso durante a operação Fantoche do Gaeco (Foto: Reprodução/Facebook)
Edilson foi preso durante a operação Fantoche do Gaeco (Foto: Reprodução/Facebook)

Depois de passar sete anos coordenando o FIC (Fundo de Investimento Cultural), Edilson Aspet Azambuja foi preso na tarde de ontem (4) durante a Operação Fantoche, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Após sair da Fundação de Cultura, Aspet coordena o Hospital Municipal de Ponta Porã desde o ano passado.

O Gaeco prendeu Aspet ontem dentro do hospital. O Campo Grande News entrou em contato com o hospital, mas ninguém tinha informação sobre a prisão do chefe da unidade hospitalar.

Aspet também coordenou o Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras em 2012.

O Campo Grande News procurou a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da assessoria de imprensa, para saber mais informações sobre Aspet. A assessoria afirmou que iria levantar informações, porém até o fechamento desta matéria não houve resposta.

Dos quatro mandados de prisão cumpridos em Campo Grande, um deles foi de Débora Gonçalves de Rezende, ex-secretária de Aspet. Conforme o advogado de defesa, Abel Nunes de Proença Junior, a mulher foi detida pelo Gaeco, prestou depoimento e foi liberada no final da tarde de quarta-feira.

Débora havia sido exonerada do cargo durante a troca de governo, pois era comissionada. As acusações da ex-secretária não foram mencionadas pelo Gaeco, de acordo com o advogado.

O ex-coordenador do FIC, Reginaldo Pereira Peralta, também foi preso durante a operação, acusado de desviar recursos usando notas frias. Ele ocupava a função de motorista para o Governo de Mato Grosso do Sul. Durante cerca de quatro meses ele coordenou o fundo.

A Operação Fantoche cumpriu cinco mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Campo Grande e mais cinco municípios do interior do Estado.

Conforme a assessoria de imprensa do MPE (Ministério Público Estadual), três mandados de prisão foram cumpridos em Campo Grande e um em Ponta Porã, todos envolvidos do desvio de verbas da cultura. O 5º acusado entrou em contato com o Gaeco e disse que irá se apresentar espontaneamente junto com o seu advogado, para prestar esclarecimentos.

A operação ocorre após seis meses de investigação conjunta com a 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, se estendendo a apurações em Corguinho, Ponta Porã, Bodoquena, Angélica e Aquidauana.
Conforme a investigação, o Gaeco apura fraudes na liberação de aproximadamente R$ 500 mil para projetos culturais. No entanto, não foi esclarecido quando ao valor, em propinas, desviado desses

Nos siga no Google Notícias