ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Gestantes com sintomas de gripe vão para a Moreninha III

Redação | 05/08/2009 08:53

Consideradas pacientes do grupo de risco, as gestantes que apresentarem sintomas de gripe suína (causada pelo vírus H1N1) serão levadas para a maternidade da Moreninha III, bairro localizado a 15 quilômetros do centro de Campo Grande. O secretário de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que ainda nesta semana os atendimentos a gestantes serão direcionados à unidade.

Já as que são atendidas na maternidade serão remanejadas para a Santa Casa, Hospital Regional Rosa Pedrossian e maternidade Cândido Mariano. Mandetta não vê grandes dificuldades para este remanejamento, uma vez que 78% dos partos realizados hoje na Moreninha III são normais.

Sem informar uma data exata para que o esquema comece a funcionar, o secretário afirma que a prioridade no momento é preparar os profissionais. A diretora de vigilância em Saúde, Ana Lúcia Lyrio, ressalta que as gestantes estão no grupo de risco para a gripe porque têm o sistema de defesa afetado, mecanismo do corpo para proteger o bebê.

No País, segundo Ana Lúcia, 26,3% das mulheres que morreram em decorrência da gripe estavam gestantes. Há um alerta da OMS (Organização Mundial de Saúde) para que as atenções sejam voltadas às grávidas. Também estão no grupo de risco crianças até dois anos, pessoas com doenças como diabetes hipertensão, cardiopatas, em tratamento de câncer e imunideprimidos.

Segundo Ana Lúcia no mês de julho os postos tiveram aumento de procura de 32%. Porém, o período mais crítico começa agora porque a umidade relativa do ar baixa resseca mucosas, causando fissuras e aumentando as chances de contaminação pelo vírus.

Mandetta afirma que aprovados no último concurso para médicos estão sendo convocados em função da demanda extra, mas como muitos que prestaram o concurso ainda não estão formados, pode haver um processo para contratação em caráter emergencial.

O Hospital Universitário é a referência para atendimento de pessoas com sintomas da gripe. Tem 37 leitos reservados para estes pacientes e hoje 20 estão ocupados.

Nos siga no Google Notícias