ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Gilmar Mendes abre encontro amanhã em Campo Grande

Redação | 28/09/2009 20:53

Nesta terça-feira, o presidente do CJN (Conselho Nacional de Justiça), ministro Gilmar Mendes, estará em Campo Grande participando do I Encontro do Fórum Nacional para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos. A cerimônia começa às 20h no Palácio Popular da Cultura.

Durante três dias haverá debates referentes a questões agrária e urbana no país, com o objetivo de reduzir e prevenir conflitos urbanos e dar maior agilidade à tramitação dos processos ligados ao tema. O evento também contará com a presença do ouvidor agrário nacional Gercino José da Silva Filho e do governador André Puccinelli (PMDB).

Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes assinará dois termos de cooperação, com diferentes órgãos estaduais, a fim de criar ferramentas que reduzam os conflitos agrários e urbanos.

O primeiro é uma parceria que será firmada entre o CNJ, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Ouvidoria Agrária Nacional e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O acordo prevê uma ação conjunta desses órgãos no intuito de solucionar conflitos fundiários no Brasil.

Já o outro acordo será firmado com o Fórum Nacional dos Secretários de Habitação, também com o objetivo de atuar em conjunto no tratamento de questões relacionadas à moradia e à posse de terra no país.

Ainda na abertura do encontro, a defensoria pública geral de Mato Grosso do Sul e o governador Puccinelli assinarão uma resolução criando o Núcleo de Segunda Instância de Regularização Fundiária Urbana e Rural, que dará assistência jurídica à população de vilas, loteamentos ou assentamentos irregulares.

A programação completa do encontro pode ser conferida no site www.cnj.jus.br. (Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça).

Nos siga no Google Notícias