ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governador boliviano é preso por morte de camponeses

Redação | 16/09/2008 13:24

Militares tomaram esta manhã a Prefeitura de Pando na Bolívia e prenderam o prefeito do Departamento (Estado), Leopoldo Fernández, opositor do governo de Evo Morales.

O prefeito foi acusado de ser o responsável pela morte de dezessete camponeses indígenas em El Porvenir e de não seguir as ordens de estado de sítio na região.

A operação se deu de surpresa com aproximação e cerco na praça de Cobija. Os militares alcançaram os escritórios do governo, onde o prefeito trabalhava, sem nenhum inconveniente.

Uma equipe de jornalistas que cobria a chegada de uma missão humanitária no aeroporto de Cobija foi retida nas instalações do aeroporto enquanto a operação acontecia.

As imagens da TV boliviana mostraram o político sendo transportado ao aeroporto de Cobija e embarcando em avião em direção à capital da Bolívia, porém o local para onde o prefeito foi levado ainda não foi informado.

O governo boliviano decretou a detenção do governador no sábado. Fernández foi apontado como conivente com a ação que, além dos mortos, feriu cerca de 100 pessoas, incluindo três brasileiros na região vizinha ao Acre.

Evo Morales havia acusado o prefeito Leopoldo Fernández de usar pistoleiros brasileiros nos confrontos da quinta-feira.

Nos siga no Google Notícias