ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governador destaca importância do administrativo para o setor da Saúde

Wendell Reis | 14/10/2011 10:15

O governador André Puccinelli (PMDB) entregou nesta sexta-feira (14) a reforma da Escola Técnica de Saúde Professora Ena de Araújo Galvão. A obra com investimento de R$ 221.593,46 de recursos próprios do Estado contou com substituição de telhas e pintura geral.

Durante a entrega, Puccinelli lembrou que quando se fala em saúde as pessoas acabam falando apenas dos médicos, o que é um erro. “Não é só médico. Às vezes o médico só atrapalha. É o corpo, conjunto... Não só os que têm atenção geral em saúde, mas o administrativo também”, avaliou.

Puccinelli também ressaltou que no mundo globalizado de hoje, quanto mais capacitação, maior é a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Ele explicou que a escola já formou 13 mil pessoas e, embora o servidor público tenha uma legislação específica, nada impede que após a capacitação ele seja encaminhado para a iniciativa privada.

A secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, se recordou que muitos profissionais da Saúde do Município, do Estado ou de unidades descentralizadas já passaram pelo curso, onde se pode exercer uma das principais funções da gestão de saúde, que é capacitar equipe para os serviços.

“A reforma é importante para segurança e conforto dos alunos e da equipe que trabalha. Hoje temos este equipamento imprescindível, que são as duas escolas: de saúde pública, que trabalha com pós-graduação e especialização, e a escola técnica, que faz cursos profissionalizantes e trabalha na área de formação”.

A secretária fez questão de relatar que vários profissionais formados no curso acabaram apoiando outras iniciativas, contribuindo com a Saúde. A escola técnica de saúde foi criada há 24 anos com o objetivo de capacitar os trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito estadual, realizando cursos permanentes de formação técnica e profissional.

A escola técnica oferece cursos de Enfermagem, Técnico em Hemoterapia, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Imobilizações Ortopédicas, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Radiologia e Cuidador de Idosos. A escola Professora Ena de Araújo Galvão está localizada na avenida Senador Filinto Muller, 1.480, na Vila Ipiranga, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias