ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Governador sanciona Lei que garante brinquedos adaptados em playgrounds

Vinícius Squinelo | 08/10/2013 22:30

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), sancionou na segunda-feira (7) a Lei nº 4.412/2013, que determina a instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiências nos playgrounds instalados em praças, parques, escolas públicas e creches de todo o Estado.

A proposta é de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (DEM) e possibilita que as crianças portadoras de necessidades especiais, em geral mais retraídas devido a suas limitações - seja motora ou sensorial, desfrutem do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças.

Para Zé Teixeira a Constituição Federal estabelece o lazer como direito social (Artigo 6º), contudo, a maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer no Brasil foi desenvolvida para pessoas que não apresentam deficiências e não oferecem reais possibilidades de uso por crianças com necessidades especiais, concluiu. “Esta Lei torna igualitária o ato de brincar. Isto possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento pessoal destas crianças. Mato Grosso do Sul hoje deu um passo largo para inclusão social”, destacou Zé Teixeira.

A proposta do parlamentar determina que os equipamentos deverão ser criados e instalados por pessoal capacitado, conforme a necessidade das crianças com deficiência. Além de equipamentos como balanços especiais para cadeirantes, o projeto também prevê a instalação de jogos de tabuleiro e baralhos táteis para atender as crianças com deficiência visual. As praças, parques, clubes e locais afins deverão, ainda, ter em suas estruturas acessibilidade para atender às pessoas com deficiência, dentro dos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Nos siga no Google Notícias