ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo convoca agentes para ativar nova Colônia Penal

Redação | 01/03/2010 07:34

Edital da Secretaria de Administração publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira convoca 37 candidatas aprovados no último concurso para agente penitenciário, que serão lotados na nova colônia penal, na região da Gameleira, saída para Sidrolândia.

Todas as convocadas são mulheres. Destes, 35 vão atuar na área de segurança e custódia no Centro Penal Agroindustrial de Campo Grande e outros dois no apoio operacional, também na nova colônia penal. Confira aqui a relação de convocados.

O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Souza de Oliveira Filho, afirma que a previsão é inaugurar a unidade penal assim que os novos agentes forem empossados, entre o fim deste mês e início do próximo.

Quanto à transferência de presos para o local, ele afirma que o esquema de ainda está sendo definido pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). A unidade tem capacidade para mil detentos que vão trabalhar no regime intramuros, ou seja, sem sair do presídio.

Os investimentos na unidade foram de R$ 8 milhões e as obras tiveram início há um ano. O estopim para a construção de uma nova unidade penal foi a condenação do antigo presídio por membros da CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) do sistema carcerário, em 2008.

A maioria dos presos foi transferida para a unidade de Dois Irmãos do Buriti e vários acabaram ganhando direito de cumprir pena em regime domiciliar no início deste ano. Após ação movida pela Defensoria Pública, a Justiça entendeu que a unidade não oferecia estrutura para que os presos trabalhassem, condição necessária para o regime semi-aberto.

O Governo recorreu e conseguiu a revogação da prisão domiciliar para 83 acusados de crimes hediondos, como homicídios e latrocínios.

Nos siga no Google Notícias