A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Setembro de 2014

26/07/2011 15:25

Governo de MS lança até setembro concursos para a Educação

Marta Ferreira
Representantes do governo e da Fetems discutiram concurso e mudanças no Estatudo do Magistério em reunião hoje. (Foto: Divulgação)Representantes do governo e da Fetems discutiram concurso e mudanças no Estatudo do Magistério em reunião hoje. (Foto: Divulgação)

O governo de Mato Grosso do Sul deve lançar, até setembro, editais para concursos na área da Educação, com vagas para professor e para funcionários administrativos.

Essa foi uma das definições de reuniões feitas ontem e hoje entre sindicalistas que representam a categoria e representantes da Secretaria de Educação, da Secretaria de Administração e da Procuradoria Geral do Estado.

Na próxima semana, uma nova reunião sobre o assunto deverá ocorrer, dessa vez com o governador André Puccinelli (PMDB).

Em debate está o aumento do pessoal concursado na área e também a reformulação do PCC (Plano de Cargos e Carreiras) da Educação, por meio de uma lei que vai alterar o Estatuto do Magistério, criado no ano 2000.

Conforme o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhos em Educação, Roberto Botareli, mais de 90% dos pontos discutidos para a mudança da lei já estão acertados, mas falta a parte que implica em gastos para o governo.

Uma das alterações defendidas pela Fetems é em relação aos adicionais pagos aos professores que tem pós-graduação. Hoje, explica Botareli, um professor que tem mestrado ganha o mesmo que um professor com doutorado, pois não há acréscimo para os professores que atingem essa formação. “Nós defendemos que esse profissional que tem doutorado seja beneficiado pelo esforço de capacitação”.

Outra mudança proposta é incentivo financeiro para quem dá aula em áreas de difícil acesso. O valor pago a mais atualmente é o mesmo, independentemente da distância percorrida pelo professor, o que a Fetems não concorda.

A Federação também quer incluir no Estatuto os servidores administrativos, que são regulados por uma regra à parte.

Na próxima reunião sobre o assunto, deve ser fechado um texto comum, a ser encaminhado para aprovação pela Assembleia Legislativa.

Vagas-Quanto aos concursos, ainda vai ser definida a quantidade de vagas oferecidas. O concurso para professor deve ter edital publicado em agosto e que vai selecionar administrativos em setembro.

O governo, conforme Botareli, propôs realizar as seleções em lotes. Seriam quatro até 2014 para professor.

A rede estadual de ensino tem 17 mil professores, dos quais 7 mil são convocados. No setor administrativo, são 3 mil servidores e são necessários, nas contas da Fetems, pelo menos mais mil profissionais na administração das escolas.

Veja Também
Anvisa interdita lotes de alimentos com pelo de roedor e fragmentos de vidro
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou hoje (19) a interdição cautelar, por 90 dias, do lote L6 do extrato de tomate da marca...
Postagem de foto nua após fim de romance gera indenização de R$ 7.500
O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve pagamento de indenização de R$ 7.500 por divulgação de foto nua em site de relacionamento...


Esperamos uma quantidade de vagas disponíveis nesse concurso que possa controlar a vida de muitos professores convocados. Parabéns a todos (Fetems e Governo Estadual) pelo esforço e empenho!
 
Valdilaine Ferreira dos Santos em 04/08/2011 07:36:33
Acredito na educação, e estou aguardando ansiosamente por esse concurso, espero que todos que passaram sejam chamados para assumir o concurso e que não dependam da justiça para que isso aconteça. Afinal pagamos uma taxa de inscrição que não é leve e como são muitos os candidatos quanto se arrecada? Teria que ter transparência pública também para isso.
 
Adriana A.M. Andrade em 29/07/2011 10:11:12
A melhor forma de contratação de Agente de merenda e Agente de limpeza para as escolas é através de empresa prestadora de serviço,pois,só dessa forma pode-se garantir funcionários nas escolas.

 
Maria Neiva em 27/07/2011 12:32:10
Tenho esperança que o cumprimento da lei do piso, em relação às horas planejamento (PL), esteja dentro dessa etapa de discussão, sou professor e acho um absurdo trazer provas para casa para conseguir fazer as correções.
Sempre vejo o sr. governador do estado declarar que um médico não leva 12 hs para planejar uma cirurgia de urgência, porém não vejo médicos levando pacientes para casa para terminar consultas, cirurgias e procedimentos.
 
Leonardo Saldanha em 27/07/2011 09:35:29
Que bom!...Espero que aconteça esse ano ainda as provas.Vou me preparar para garantir uma vaga em LE.
 
ana Cássia Viana de Siqueira em 27/07/2011 07:51:15
parabens a fetems, essa sim batalha pelo servidor.
 
mario do amaral em 27/07/2011 06:54:22
Parabéns Botarelli!!!
Iniciou bem seu mandato na FETEMS, defendendo concurso para a categoria. Agora que estudem os interessados em se efetivar.
Desejamos sucessos a todos!
Neuza
 
Neuza dos Santos em 27/07/2011 06:15:18
Realmente estamos precisando de mais profissionais na Educação e o meio mais viável é o concurso.
 
Adriana Camargo do Nascimento em 27/07/2011 05:34:59
Isso é uma piada pra mim. Eu fiz o último concurso, em 2006, passei dentro do número de vagas, o concurso venceu e nada! Fiz vários requerimentos e só fiquei a ver navios. Entrei com processo contra o estado, gastei dinheiro que eu não tinha pra poder pagar advogado e somente nesse ano, depois de 5 anos, fui nomeada (sob judice). Tem que rir mesmo, rir pra não chorar!
 
Larissa Aluchna em 26/07/2011 11:19:07
Curioso, querem ser valorizados, benefícios através de aumento remunerativo por adicional de capacitação, porém nada de proposta concreta para melhoria na qualidade de ensino, verdadeiro caso de polícia, não só em MS, como em todo país.
No setor de educação, curriculum não é garantia de produtividade, muito pelo contrário, é motivação para o comodismo.
 
Moacir Rodrigues Alcântara em 26/07/2011 09:44:53
E como fica os convocados?. Será que teremos concursos para a Educação Especial?
E as Ongs continuarão com as convocações?. Será que já tem resposta para essas indagações!!!!
 
Josevaldo em 26/07/2011 06:09:08
Parabéns pela sua excelente idiea governador,parabens.
 
maria joana claro em 26/07/2011 04:40:53
O governo do Estado está de Parabéns, vou me preparar para esse concurso
 
Elaine em 26/07/2011 03:54:26
imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions