ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Governo de SP cancela o leilão de venda da Cesp

Redação | 25/03/2008 14:04

Foi cancelado pelo governo do Estado de São Paulo o leilão para a venda da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), que estava previsto para amanhã. A medida foi porque nenhum dos interessados pela compra da estatal apresentou garantias para participar do processo. O leilão é de alto interesse para as prefeituras de Mato Grosso do Sul que foram prejudicadas pela construção da usina de Porto Primavera - que fica na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo - e que dizem ainda não ter sido ressarcidas pelas perdas.

O governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB), argumentou que a crise nos mercados internacionais foi a principal responsável pelo cancelamento. "Era um financiamento muito alto. Em uma conjuntura internacional, do ponto de vista financeiro, não se encontra bancos dispostos a financiar. Não é fácil achar esse dinheiro no mercado", disse.

Serra afirmou ainda que o Estado não estava disposto a diminuir o valor da estatal. O governo de São Paulo receberia R$ 6,7 bilhões com o leilão, o equivalente a metade do valor real da empresa, que também tem como acionistas da iniciativa privada, dona da outra metade. Os interessados teriam de desembolsar mais R$ 5 bilhões para o pagamento de dívidas da empresa.

"O governo estipulou um piso [para vender a Cesp]. As pessoas queriam um valor menor, mas nós não vendemos na bacia das almas", afirmou Serra.

O governador afirmou ainda que o dinheiro do leilão seria destinado para investimentos no metrô, em trens e também em estradas. "Agora vamos estudar outras opções", disse. (Com informações da Folha On Line).

Nos siga no Google Notícias