ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo define mapa estratégico de gestão para os próximos 4 anos

Lucio Borges | 18/06/2015 23:18

Nesta sexta-feira (19), às 8h, o governador Reinaldo Azambuja participa do Workshop de Validação das Diretrizes Estratégicas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado na Acadepol. Esse evento faz parte do calendário de construção do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e é considerado o principal instrumento de gestão de governo, que norteia todos os projetos estratégicos do Estado para o período.

Para elaborar esse complexo levantamento e todo o ‘passo a passo’ para a concretização das ações, mais de 100 técnicos das secretarias, representantes da sociedade civil organizada, secretários de Estado e o próprio governador estão debruçados sobre os anseios da população, a competitividade de Mato Grosso do Sul em relação aos outros estados e os compromissos de campanha.

A gestão de Reinaldo Azambuja preferiu elencar como prioridades saúde, educação, segurança pública, com foco nas pessoas, em vez de dedicar a maior parte do orçamento público apenas em obras. O planejamento vai levar em conta principalmente a integração de políticas públicas, ou seja, dentro de um programa de educação, por exemplo, trabalhar em conjunto com ações de saúde, economia, assistência social, infraestrutura e assim por diante.

Uma das características mais importantes do PPA 2016-2019 é que após todo o diagnóstico, levantamento e a tradução das prioridades em políticas públicas, ele será confirmado pela sociedade, que é quem financia por meio de seus impostos todas essas ações. Essa medida tem como objetivo dar transparência ao contribuinte para que ele saiba o caminho do dinheiro de seus impostos, isto é, onde esses recursos estão sendo investidos para que retorne a ele em forma de melhorias.

O que é o PPA?

O PPA é uma ferramenta estratégica tanto para os governantes e como para o contribuinte, já que por meio dele é possível o cidadão saber, por exemplo, se nos próximos anos de gestão aquela rodovia estadual perto de seu sítio ou fazenda será asfaltada, se aquele hospital vai funcionar ou melhorar o atendimento na sua cidade, se haverá aquela escola que a comunidade tanto anseia, se novos policiais e delegacias serão instituídos no seu município, enfim, tudo o que o governo se comprometerá a fazer nos próximos anos.

Nos siga no Google Notícias