ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Governo institui Geopark com área de 39,7 mil km² em MS

Redação | 21/12/2009 12:49

O Governo do Estado vai instituir o Geopark Bodoquena-Pantanal, que abrangerá uma área de 39,7 mil quilômetros quadrados em 13 municípios de Mato Grosso do Sul. O obejtivo é conservar, proteger e valorizar o patrimônio cultural e natural das regiões do Pantanal e do Parque da Serra da Bodoquena.

O decreto instituindo a nova área será assinado amanhã pelo governador André Puccinelli (PMDB). Fazem parte do Geopark 54 áreas denominadas geossítios, envolvendo grutas, lagoas, nascentes de rios e fazendas localizados em Bonito, Bodoquena, Ladário, Corumbá, Jardim, Nioaque, Bela Vista, Porto Murtinho, Miranda, Aquidauana, Anastácio, Caracol e Guia Lopes da Laguna.

Outro objetivo do Geopark é a necessidade de todo esse patrimônio cultural e natural ter seu valor reconhecido mundialmente como parte integrante da rede mundial do Programa Geopark Unesco, atraindo assim a comunidade científica mundial e a visitação turística com fins educacionais, científicos, culturais, de fruição e conservacionistas.

O decreto também institui o Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal, órgão colegiado de caráter consultivo, competente para diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região abrangida.

Nos siga no Google Notícias