ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo lança projeto que discute direitos humanos em escolas do Estado

Filipe Prado e Leonardo Rocha | 18/08/2015 10:03

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), lançou nesta terça-feira (18), no centro de convenções Rubens Gil de Camillo, o projeto “Direitos Humanos na Escola”. A proposta é levar para os estudantes da rede estadual de educação assuntos relacionados a direitos humanos, como violência, questões raciais e preconceito.

O coordenador de políticas da secretaria de Educação, parceira da Sedhast, Alfredo Anastácio Neto, explicou que inicialmente quatro bairros foram escolhidos para receber o projeto, sendo definidos por conta da vulnerabilidade envolvendo questões de violência.

Os bairros Nova Lima, Noroeste, Bonança e Los Angeles serão os primeiros de Campo Grande, sendo que os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio serão contemplados com uma hora/aula sobre os temas, a partir de setembro. O projeto chega ao interior do Estado a partir do 2º semestre de 2016.

Os temas serão escolhidos pelos diretores de acordo com a situação da escola. A superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Educação, Ana Lúcia Américo, explicou que a ideia surgiu ao perceberem “a violência e a banalização da vida humana dentro das escolas”.

“Muitas vezes a família não tem condições de transmitir os valores de direitos humanos, então é preciso realizar esta intervenção”, comentou a superintendente. Ela explicou que as oficinas serão interativas e não em modo de palestra. “Vai ser bem dinâmica”.

O MPE (Ministério Público Estadual) vai dar apoio ao projeto, através da ouvidoria, trazendo conteúdo, informações e dados, sendo que promotores poderão participar das oficinas. “Esse projeto é excelente, foca nos estudantes que serão os futuros cidadãos”, comentou a promotora de Justiça de Direitos Humanos, Jaceguara Dantas da Silva Passos.

O vice-governadora Rose Modesto (PSDB) foi confirmada para o lançamento do projeto, porém, por conta de compromissos de última hora, desmarcou a participação.

Nos siga no Google Notícias