ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo publica início de estudos para construção da ferrovia Norte-Sul

João Humberto | 13/01/2011 20:39

O governo federal publicou no dia 3 deste mês, no Diário Oficial da União, o início dos estudos técnicos, econômicos e ambientais para a construção da ferrovia Norte-Sul, que ligará Panorama (SP) a Porto Murtinho.

O projeto no âmbito nacional promove a integração econômica e social das regiões brasileiras com o escoamento de produção. Na próxima etapa cortará Mato Grosso do Sul em 750 km chegando ao porto de exportações de Porto Murtinho.

A expectativa é de que em 2014 a ferrovia seja realidade no estado. De acordo com Idalino Schmitz, assessor da Valec Engenharia Construções e Ferrovias S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela execução da obra, os estudos de viabilidade devem ficar prontos no fim deste ano.

Em 2012 começam os processos de obtenção das licenças e elaboração do projeto de engenharia. Após o início das obras serão aproximadamente dois anos para sua finalização. A rota deve incluir as cidades de Dourados e Maracaju, seguindo em direção a Porto Murtinho.

O prefeito Nelson Cintra (PSDB) diz que a construção da ferrovia é motivo de comemoração, como o fechamento de 100% do esgotamento sanitário, construção de mais de 400 casas, asfaltamento em 70 quadras, além de diversos projetos sociais e culturais, como o Coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho.

Diferentes de outras regiões, o rio Paraguai a partir de Porto Murtinho é navegável o ano todo e se torna rota privilegiada por ligar o escoamento da produção brasileira com a rota do Atlântico, cruzando o Paraguai e a Argentina e desembocando na Bacia do Prata.

Nos siga no Google Notícias