ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo quer mudar legislação que protege o Pantanal

Redação | 30/01/2009 18:45

O governo do Estado pretende enviar à Assembléia Legislativa no começo deste ano o projeto que mexe com a polêmica do plantio de cana-de-açúcar no Pantanal. Com base no estudo sócio-econômico-ambiental, o governador André Puccinelli pretende liberar o plantio em algumas áreas da região Norte de Mato Grosso do Sul, na BAP (Bacia do Alto Paraguai).

Puccinelli afirmou, em discurso no Centro de Apoio Técnico e Tecnológico para Atividade Artesanal em Cerâmica, em Rio Verde (210 km de Campo Grande), que o projeto de lei já está pronto, mas não especificou os locais onde o plantio da cana e a instalação de usinas serão liberados.

A liberação do plantio atende objetivo do governo de instalar um poliduto. Para a colocação dos dutos ser viável, o Estado precisa produzir 2,5 milhões de m³ de álcool. A produção atual é de 1,5 milhão de m³.

O governador tem em mãos o macrozoneamento ecológico-econômico que levou seis meses para ficar pronto e contou com o apoio de 53 entidades, incluindo Ministério do Meio-Ambiente, da Agricultura e Pecuária, Embrapa e Ongs de proteção ambiental.

Segundo Puccinelli, o estudo mostra que a impermeabilidade de algumas regiões dá segurança para o plantio. A bacia funciona como o ralo de uma banheira, atraindo todo corpo d'água na região, no caso, para o Pantanal.

O problema do plantio e instalações de usina de álcool nas áreas permeáveis é que um acidente com o vinhoto, um subproduto da produção do álcool, carregado de metais pesados, inevitavelmente afetaria o ecossistema pantaneiro. Agrotóxicos usados na monocultura de cana-de

Nos siga no Google Notícias