ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo recorre de decisão judicial que muda jornada dos professores

Aline dos Santos | 12/04/2012 12:22

A alegação é que o tema ainda está em análise no Supremo Tribunal Federal

O governo do Estado vai recorrer contra decisão do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que obriga a reserva de, no mínimo, 1/3 da carga horária dos profissionais do magistério como jornada extraclasse a partir de 2013.

O Estado vai apresentar dois recursos para reverter a decisão. A alegação é que o tema ainda está em análise no STF (Supremo Tribunal Federal).

No ano passado, o Supremo considerou a Lei do Piso Salarial do Magistério constitucional, mas não avaliou o dispositivo da lei federal que reserva 1/3 para hora-atividade.

De acordo com o site de notícias do governo, o objetivo do Executivo é impedir impacto imediato nas finanças do Estado, sem que haja uma decisão do STF.

Segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação), o impacto imediato gerado pela redução das horas dos professores dentro de sala de aula será de R$ 49 milhões por ano.

O governo aponta que o valor compromete a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e impede a discussão em torno de reajuste para as outras categorias. De acordo com a secretaria, será necessária a contratação de 1.798 professores.

Segundo o advogado da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Ronaldo de Souza Franco,a medida será aplicada no próximo ano letivo para que o Estado tenha tempo de se adaptar à mudança.

Ele afirmou que a federação ainda vai recorrer à Justiça para cobrar ressarcimentos aos docentes da rede estadual de ensino de calores relativos à carga horária do ano passado e este ano.

Nos siga no Google Notícias