ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Governo vai montar dez carretas para realizar mutirões de saúde em MS

Michel Faustino | 23/02/2015 17:21
Veículos estão estacionados no pátio do Hospital Regional em Campo Grande (Foto: Edivaldo Bitencourt)
Veículos estão estacionados no pátio do Hospital Regional em Campo Grande (Foto: Edivaldo Bitencourt)
Carreta é adaptada para receber pacientes a partir de março (Foto: Alcides Neto)
Carreta é adaptada para receber pacientes a partir de março (Foto: Alcides Neto)

Cerca de dez carretas serão transformadas em unidades hospitalares móveis para atender a população sul-mato-grossense durante as ações do mutirão da saúde. De acordo com o cronograma preestabelecido pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), a microrregião de Coxim, que engloba quatro municípios da região Norte, será a primeira a receber a ação no dia 29 de março.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, as unidades darão suporte na realização de cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, cirurgias gerais e ginecológicas. Os atendimentos também serão feitos no Hospital Regional do município. Ao todo cerca de 300 profissionais estarão envolvidos e a expectativa é que cerca de 3 mil pessoas sejam atendidas no dia da ação.

Tavares ressalta que a implantação dos mutirões será um passo importante para a reestruturação e fortalecimento da saúde do Estado.

“Os mutirões têm como objetivo a reestruturação da rede em suas 11 microrregiões de saúde. Temos um passivo cirúrgico, que engloba ortopedia e oftalmologia, onde a rede pública não tem condições de suprir. Os mutirões servirão para diminuir este cenário tanto nos municípios polo e macrorregiões”, destacou.

Tavares lembra que apesar da ação estar prevista para acontecer somente no próximo mês, equipes da SES já estão no município auxiliando na capacitação dos profissionais que irão atuar de maneira mútua durante o mutirão, com o objetivo de reduzir o deficit de atendimento.

“Vamos trabalhar para reduzir o déficit de atendimento seja ele de baixa ou média complexidade, monitorando a redução das filas e desse momento em diante evitar que elas voltem a se formar”, disse o secretário.

Para o secretário de Saúde, o Governo do Estado terá uma participação mais ativa nas ações em saúde, atuando não apenas como gestor, mas também como um corresponsável pelas condições em que se encontra.

“Estamos lidando com um cenário de municipalização da saúde onde o Governo Federal recuou e o Governo do Estado de certa forma acabou se acomodando. A nossa intenção e a principal meta do atual governo é retomar a posição de corresponsável em assistência. Já estamos em conversa com os municípios para destacar este compromisso no trabalho conjunto para a saúde”, finalizou.

Apoio - A microrregião de Coxim é composta pelos seguintes municípios: Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde De Mato Grosso e Sonora, além de Coxim que é a sede da microrregião. No total são cerca de 80 mil pessoas que serão beneficiadas com essa ação em conjunta entre o governo do Estado e a Prefeitura de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o cronograma, as visitas continuam mensalmente nos seguintes municípios: Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Campo grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Naviraí e o município de Jardim, encerrando o cronograma de visitas.

A realização dos mutirões conta com o apoio da população. Conforme enquete realizada pelo Campo Grande News, entre a segunda-feira passada e hoje, 93% dos leitores são favoráveis aos mutirões realizados pelo Governo do Estado.

Nos siga no Google Notícias