ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Gravação em vídeo pode substituir estenotipia na Justiça

Redação | 29/07/2009 16:32

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul estuda substituir as gravações das audiências e depoimentos em estenotipia (taquigrafia informatizada) por áudio e vídeo (DVD). O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) está realizando projeto piloto na Capital e em Dourados.

Desde o dia 16 de julho deste ano, as audiências da 1ª e 3ª Varas Criminais de Campo Grande estão gravando por meio do SAJ (Sistema de Automação da Justiça). O sistema é desenvolvido pela empresa Softplan, a mesma responsável pelo SAJ. A gravação fica inserida no programa utilizado pelos juízes e servdiroes para realizar os demais trâmites processuais.

Segundo a assessoria do TJ/MS, primeiramente, a gravação foi testada em cada uma das varas, em dias alternados. No dia 20 de julho, foi realizada a primeira gravação simultânea, na qual as duas varas operaram ao mesmo tempo. Nos primeiros dias do projeto piloto foram realizadas mais de 18 audiências com a gravação de áudio e vídeo.

Os servidores da Secretaria da Tecnologia da Informação acompanham e dão suporte aos assessores dos magistrados, os quais são aqueles que, no dia-a-dia, realizam as gravações.

Primeiro - Em 6 de maio de 2008, o juiz José Henrique Kaster Franco, que atuava na época na Vara Criminal de Ponta Porã, realizou a primeira gravação audiovisual (em DVD) de uma audiência no Estado. O DVD foi anexado à capa do processo, de modo que o juiz, o promotor e o advogado de defesa tivessem à disposição os depoimentos gravados. A iniciativa teve ótima repercussão tanto em Mato Grosso do Sul como em outros estados.

Nos últimos anos, diversas ações estão sendo adotadas pelo Poder Judiciário na busca de adequar a implementação de novas tecnologias nas rotinas de trabalho e de produção. O desembargador Vladimir Abreu da Silva, à época como juiz auxiliar da Presidência, esteve à frente da implantação, em 2007, da estenotipia eletrônica no Judiciário de MS, um grande avanço que dobrou a capacidade da realização das audiências.

E, em 2008, esteve também envolto com trabalhos para implantar o sistema de gravação audiovisual das audiências da justiça de 1º grau, o qual, neste ano de 2009 já se torna realidade com o funcionamento do projeto piloto na Capital e em Dourados.

Nos siga no Google Notícias