ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Greve geral garante 2ª 'semana do saco cheio’ para 400 mil estudantes

Protesto contra o governo Temer amanhã será o primeiro dia do ‘feriadão’ para alunos e também para funcionários públicos

Anahi Zurutuza | 10/11/2016 19:13
Salas de aula ficarão vazias amanhã e por mais quatro dias (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Salas de aula ficarão vazias amanhã e por mais quatro dias (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Corredores vazios, cenário que deve se repetir nos próximos cinco dias na UFMS em Campo Grande e no interior (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Corredores vazios, cenário que deve se repetir nos próximos cinco dias na UFMS em Campo Grande e no interior (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

A contar desta sexta-feira (10), ao menos 400 mil estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior de instituições públicas de Mato Grosso do Sul terão mais um “feriadão” prolongado. Por conta da “greve geral” de trabalhadores brasileiros contra atos do presidente Michel Temer (PMDB), a maior parte dos professores e funcionários das escolas municipais e estaduais, e também das universidades, cruzarão os braços.

O Governo do Estado, a Prefeitura de Campo Grande e a maior parte das repartições públicas federais decretaram ponto facultativo na segunda-feira (14) por causa do feriado da Proclamação da República na terça (15).

Portanto, alunos e os próprios professores só voltam para as salas de aula na quarta-feira (16). Servidores que aderiram ao movimento também ganham o “feriadão”.

Os 101 mil estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) e 270 mil da rede estadual terão a segunda semana do “saco cheio” do ano. Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) são 15 mil de folga, na Uems, 7 mil e na UFGD, mais 6 mil.

A primeira 'semana do saco cheio' do ano foi entre os dias 8 e 16 de outubro. Período em houve dois feriados (11 e 12) em dias úteis.

Assembleia dos docentes da UFMS que decidiu pela paralisação (Foto: Carol Caco/Adufms)
Assembleia dos docentes da UFMS que decidiu pela paralisação (Foto: Carol Caco/Adufms)

Manifestação – Na manhã desta sexta-feira, haverá um ato na Praça do Rádio Clube, no Centro da cidade, que reunirá trabalhadores e estudantes.

A mobilização é nacional e contra terceirizações no setor público, o projeto “Escola Sem Partido”, também conhecido como “Lei da Mordaça”, a PEC 55 – que trata do teto dos gastos públicos –, os projetos de lei número 257 – que rege sobre a renegociação das dívidas dos Estados e Distrito Federal com a União –, o 4567 – altera regras para a exploração de petróleo e gás natural do pré-sal –, as reformas da Previdência e do Ensino Médio, a flexibilização do contrato de trabalho e em defesa da lei do piso.

No Estado, o movimento é organizado pela CUT (Central Única de Trabalhadores), Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Adufms (Associação dos Docentes da Universidades Federal de Mato Grosso do Sul), Sista-MS ( Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ), Aduems (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), dentre outros sindicatos.

Professores e técnicos administrativos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e bancários também confirmaram participação a mobilização.

Em carta encaminhada aos senadores de Mato Grosso do Sul, os sindicatos cobram apoio contra as medidas encaminhadas pelo governo Temer ao Congresso. “Conclamamos os senadores de Mato Grosso do Sul a defenderem a educação pública e os direitos sociais e trabalhistas conquistados de forma democrática, votando contra a PEC 55”, afirma o documento.

De acordo com os manifestantes, a PEC 55, que tramita no Senado – era PEC 241 na Câmara dos Deputados –, indica redução ainda maior dos investimentos no serviço público, especialmente na educação e saúde, por 20 anos.

Nos siga no Google Notícias