ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Gripe mata 10 em uma semana e já são 42 mortes pela doença em MS

João Humberto | 08/06/2016 15:06
Na semana passada eram 32 mortes por gripe A e nesta semana mais dez óbitos foram registrados, de acordo com a SES (Foto: Alcides Neto)
Na semana passada eram 32 mortes por gripe A e nesta semana mais dez óbitos foram registrados, de acordo com a SES (Foto: Alcides Neto)

Boletim epidemiológico da gripe divulgado nesta quarta-feira (8) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) aponta que em uma semana houve aumento de 31% no número de mortes causadas pelo vírus H1N1 em Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira passada (1º), o balanço apontava 32 óbitos em consequência da gripe A no Estado, enquanto nesta semana o número já subiu para 42.

Dos 42 casos de óbitos registrados até o momento em Mato Grosso do Sul, 11 foram em Campo Grande, sete em Naviraí e três em Caarapó. Aquidauana, Bataguassu, Jardim e Três Lagoas registraram duas mortes em cada uma.

Casos com apenas uma morte também foram constatados em Água Clara, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Douradina, Glória de Dourados, Ivinhema, Juti, Laguna Caarapã, Maracaju, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo e São Gabriel do Oeste. Uma morte por inluenza B foi contabilizada de acordo com o boletim, em Campo Grande.

Em todo o Estado já foram constatados 766 casos constatados/internados pela gripe, sendo 210 confirmados para a gripe A. Dos 217 casos notificados em Campo Grande, 55 foram confirmados por influenza A (H1N1).

Pelo boletim da SES, há 502 pessoas aguardando os resultados de exames para a confirmação da gripe provocada pelo vírus H1N1, oito para o de influenza A (H3N2) e 24 para o de influenza B. Em Naviraí, segundo município com maior incidência de pessoas contaminadas pela gripe A, foram notificados 49 casos, 23 confirmações e 53 isolamentos.

Para diminuir a circulação dos vírus da gripe é recomendada a higienização das mãos, utilização de lenço descartável para higiene nasal, cobertura do nariz e boca quando espirrar ou tossir, higienização das mãos após tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar aperto de mãos, abraços e beijo social, reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração.

Nos siga no Google Notícias