ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Grupo leva à Câmara denúncia de degradação do Guariroba

Redação | 14/05/2008 07:30

Uma comissão composta por representantes de organizações sociais e do Conselho Municipal de Meio Ambiente entregou ontem a Câmara Municipal um documento onde denuncia o uso de venenos para secar mato que provoca poluição da água na nascente do Guariroba.

Também foram verificados no local desmatamento da mata auxiliar e o cultivo do eucalipto na área da nascente. No documento, entregue aos vereadores, a comissão pede que providências sejam tomadas e que sejam identificados os responsáveis.

Segundo o grupo, a preocupação é que o cultivo do eucalipto na região leve até à escassez de água, visto que o sistema Guariroba é responsável por 54% do abastecimento da capital.

A explicação dos ambientalistas é que cada planta consome em média, na fase de crescimento, 30 litros de água por dia. Em um hectare pode-se plantar 1.600 árvores, o que gera um consumo de 48 mil litros de água por dia e acaba com a reserva subterrânea

Na Câmara Municipal, o documento foi entregue para o presidente da casa, vereador Edil Alburquerque (PMDB) e para os membros da Comissão de Meio Ambiente, vereadores Marcelo Bluma (PV), Thais Helena (PT) e Maria Emilia Sulzer (PMDB). No Ministério Público Estadual, o mesmo documento foi protocolado.

Nos siga no Google Notícias