ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Grupo pretende "blindar" juízes contra crime organizado

Redação | 23/07/2010 09:16

O Conselho Superior da Magistratura criou Comissão permanente de Segurança Institucional para proteger juízes e servidores da Justiça em Mato Grosso do Sul.

A justificativa é a atuação do crime organizado, "com forte poderio econômico e bélico" e considerando "às situações de risco enfrentadas pelo magistrado".

A comissão integra sistema de segurança institucional, previsto no Plano de Gestão das Varas Criminais e de Execução

Penal e deve criar um programa de segurança institucional do Poder Judiciário.

Com o trabalho, também devem ser providenciadas alterações para evitar atentados, por exemplo, com reforma dos prédios para a adequada segurança física dos juízes e patrimonial.

Também caberá à Comissão pedir reforço na segurança institucional em casos especiais, com controle de acesso das pessoas; instalação de câmara de vigilância nos prédios sob a administração do Poder Judiciário; instalação de detectores de metal; e policiamento ostensivo com agentes próprios ou terceirizados.

Os juízes também poderão requisitar proteção policial, equipamentos como carros blindados.

O grupo deve atuar em conjunto com órgãos de inteligência para ter acesso imediato a denúncias que envolvam risco à segurança de magistrados e pessoas ligadas ao juízes e servidores e prédios do Poder Judiciário.

A Comissão Permanente de Segurança Institucional será composta por um desembargador, um juiz auxiliar da Presidência, da Vice-Presidência ou da Corregedoria-Geral de Justiça, um Juiz integrante do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e um representante da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, todos com mandato de dois anos.

Com o grupo, o Conselho espera que sejam firmados convênios com outros órgãos públicos para combate à criminalidade e investigações.

Nos siga no Google Notícias