ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Hatianos pedem refúgio e deportação fica suspensa

Redação | 19/03/2010 09:39

Os 14 haitianos presos em Mato Grosso do Sul após entrar ilegalmente no Brasil solicitaram hoje refúgio no País. Todos estão neste momento na Delegacia de Imigração da Polícia Federal, protocolando o pedido.

Segundo as informações da assessoria de imprensa da Superintendência da Polícia Federal, com o pedido fica suspensa a ordem de deportação, que havia sido dada ontem aos haitianos. Eles haviam recebido prazo de 3 dias para deixar o Brasil.

A PF informou que não foi isso esse procedimento antes porque deveria ser uma manifestação pessoal e ela não foi feita de início. Conforme o Campo Grande News apurou, o grupo recebeu orientação para fazer o pedido de refúgio, mas não foi identificado ainda o responsável por isso.

Ontem, o embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre-Jean, havia defendido, em entrevista ao Campo Grande News que os haitianos presos ficassem no país, como forma de ajuda humanitária. Ele disse que entraria em contato com a Polícia Federal sobre o assunto, mas na Corporação não há informações de que tenha feito contato.

Idalbert afirmou quer retornar neste momento seria muito difícil para as pessoas que fugiram do País, dada à situação crítica de miséria após o terremoto que arrasou o Haiti no dia 12 de janeiro.

Os dois grupos pegos pela Polícia Rodoviária Federal e encaminhados à PF estão viajando desde janeiro, fugindo da miséria do Haiti. O primeiro grupo, de 8 pessoas, foi preso quarta, em um hotel de Miranda, após ser denunciado pelo dono do estabelecimento.

O outro grupo, de 6 pessoas, foi descoberto ontem cedo, quando vinha para Campo Grande de táxi. A suspeita dos policiais é que os dois grupos se juntariam e que o destino seria o estado de Goiás.

Depois de serem notificadas a deixar o País, ontem, as 14 pessoas haviam sido levadas para o Cetremi (Centro do Triagem do Migrante), de onde, hoje cedo, foram levados novamente para a Polícia Federal para pedir refúgio no Brasil.

Nos siga no Google Notícias