ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Hemosul está aberto para coleta de sangue esta manhã

Redação | 23/02/2009 07:13

O servente Eli Bragança, de 52 anos, garante que nunca pulou Carnaval, "minha praia é outra", diz. Realmente, a segunda-feira que ainda é de folia para muitos, para Eli foi bem diferente.

Logo cedo, ele e a esposa tiveram como primeira atividade do dia a doação de sangue. No Hemosul, em Campo Grande, o casal aproveitou a folga do trabalho para ajudar. "Hoje é feriado então fica mais fácil, mas eles também dão atestado médico," lembra o servente.

Além dessa possibilidade, o Hemosul também repassa, sem qualquer custo ao doador, exames de rotina.

Há 3 anos, Santiago Ferreira, de 38 anos, não doava. Hoje ele estava passando pela avenida Fernando Correa da Costa, quando resolveu parar. A primeira vez foi aos 19 anos, a comprovação de que o incentivo das empresas aos funcionários pode render voluntários duradouros.

'Eu trabalhava na Sanesul e eles sempre incentivavam. Ainda hoje tem colega que continua fazendo doação", conta.

Apesar de ser ponto facultativo o Hemosul está aberto até 17h30 para receber doações de sangue. Podem doar pessoas com idade entre 18 e 65 anos que pesem mais de 50 kg e estejam bem alimentadas. Amanhã e quarta-feira o banco permanecerá fechado.

Na Santa Casa, maior hospital do estado, o movimento de doação é fraco hoje e a maior procura é pelo tipo AB -

Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade; doença de chagas; homens ou mulheres com múltiplos parceiros sexuais, ou quem teve relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis e pessoas infectadas pelo HIV.

Serviço

Nos siga no Google Notícias