ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Hora para antiobióticos comprometeu situação de Rita

Redação | 12/07/2010 17:59

A Associação das Vítimas de Erro Médico realizou coletiva de imprensa nesta tarde para apresentar a conclusão dos laudos que avaliaram a situação da jovem Rita Steffany de Oliveira, de 19 anos, que ficou sem os movimentos e a fala após cirurgia para retirada de pedra dos rins realizada no HU (Hospital Universitário).

Por conta do conteúdo dos prontuários obtidos e pela ação por danos morais a ser protocolada em breve, não foram divulgados detalhes das causas que deixaram Rita em tal situação. Uma acusação da entidade é que o intervalo para ministrar antiobiótico no combate a uma infecção não foi respeitado, o que prejudicou todo o tratamento.

"Ela estava tomando antiobiótico que deve ser dado de 12 em 12 horas. Ela tomou a primeira dose e somente 20 horas depois foi medicada novamente. Isso culminou na sequela que ela apresenta. Foram erros incalculáveis para a saúde da Rita", avalia Valdemar Moraes de Souza, presidente da Associação.

Pela análise preliminar dos prontuários, há indícios concretos de imperícia, imprudência e negligência pela parte de médicos, enfermeiros e funcionários que atenderam a jovem, assegura a associação.

Rita deu entrada no hospital em 26 de janeiro para retirada de pedra nos rins e saiu três meses depois sem movimento, fala, tornando-se totalmente dependente para tudo. Além disso, as condições físicas, de pessoal, procedimentos e medicamentos utilizados podem apontar as causas reais do problema de Rita, reflete o presidente da entidade.

A ação por danos morais é movida pela advogada Giovanna Trad, que pediu para que os detalhes continuem em sigilo, para não atrapalhar as ações judiciais a serem protocoladas. Um dos documentos mais importantes é o livro da enfermagem, que vai apontar se houve alteração do prontuário da paciente.

O acesso aos prontuários foi possível após intervenção do MPF (Ministério Público Federal).

Nos siga no Google Notícias